AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

'Eu mereço': veja como escapar dessa armadilha na hora de fazer dieta

Não consegue emagrecer porque acha que, todo dia, merece aquele docinho? Veja nossas dicas

Bianca Vilela
por Bianca Vilela

Publicado em 13/04/2023, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tendemos a celebrar as datas especiais sempre considerando excessos alimentares. - Unsplash
Tendemos a celebrar as datas especiais sempre considerando excessos alimentares. - Unsplash

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Alguém aí já pensou que comemos e bebemos, muitas vezes, porque simplesmente acreditamos que merecemos? Isso inclui aquele docinho após o almoço, o sorvete quando estamos cansados, o vinho ou a cervejinha para conter o estresse...

Para abordar este tema, minha convidada da semana é a nutricionista Fernanda Frare Zanetti (@fernandafrarezanetti), especialista em gastronomia e gestão de negócios de alimentação. Ela ressalta que, em nosso país, temos um ponto ainda bem específico em relação ao convívio social.

"Tendemos a celebrar as datas especiais sempre considerando excessos alimentares. Obviamente que a comida tem, sim, um relevante fator emocional envolvido, porém temos que observar os excessos", afirma a expert.

A primeira providência é diferenciar a fome fisiológica e saudável da fome emocional. A fome de verdade é quando você sente fisicamente que precisa comer algo para se sentir saciado, podendo até doer o estômago, ou outros desconfortos físicos. Entretanto, a fome emocional é aquela que você come por comer, muitas vezes sendo algo específico como um doce especial. Chocolates e guloseimas sempre estão nesta lista!

COMO ESCAPAR DA ARMADILHA DO "EU MEREÇO"?

Fernanda nos traz alguns insights para que você preste atenção nos seus gatilhos, a fim de evitar os beliscos e ingestão de alimentos em exagero:

  • Hidrate-se! Tente ingerir mais água ao longo do dia;
  • Se conheça e reconheça os horários mais comuns que isso acontece;
  • Antes de assaltar a geladeira, faça a seguinte pergunta: “como eu estou me sentindo? E posso controlar essa emoção?;
  • Crie bons hábitos alimentares e mantenha os seus horários!
  • Busque novas maneiras de celebrar, que não seja apenas comendo e bebendo;
  • Cuide muito com os pensamentos de “merecimento” e evite de forma consciente aqueles alimentos que te deixam em desequilíbrio.

O ideal é ter um apoio nutricional e, muitas vezes, psicológico. Existem fatos e situações em nossas vidas, as quais não conseguimos passar sozinhos. Faz sentido para você?