Não dá para negar: uma maquiagem com cílios postiços fica mais marcante e poderosa. Porém, para conquistar esse efeito, é preciso escolher o modelo certo. E, ao contrário do que muitos pensam, eles não são apenas para ocasiões especiais. Você pode usá-los no dia a dia também! Afinal, basta saber escolher o modelo ideal para cada momento e seguir o passo a passo para aplicá-los corretamente. Para isso, a beauty expert Camila Bazaga, parceira de Belliz, preparou um guia para garantir aquele up no olhar de forma prática!
COMO ESCOLHER
“Sempre precisamos ter em mente qual visual queremos. Volume? Alongamento? Algo mais impactante ou natural? A partir daí, já dá para fazer uma boa seleção”. Outra dica é levar em consideração o formato e o tamanho do olho. Há opções de cílios longos, médios e curtos. O tamanho das cerdas dos cílios não pode cobrir a pálpebra e nem deve chegar perto da sobrancelha.
FORMATO DOS OLHOS
Para quem possui olhos mais fundos, a melhor opção são os que têm fios mais alongados no centro e curtos nos cantos. Já se o formato do olho é menor, os cílios com fios maiores na extremidade externa e menores na interna ajudam a ‘afastar’ os olhos e causam a impressão de que eles são mais alongados. Para quem tem olhos maiores, os mais indicados são no estilo ‘tufos’, que corrigem eventuais imperfeições e preenchem falhas. O efeito é natural e discreto, podendo ser colados tanto no olho inteiro quanto somente no canto.
EFEITO
É fundamental ter em mente o efeito desejado com a produção, para não haver frustração com a make. “Tem gente que diz não gostar dos cílios postiços porque não conseguiu o que esperava com o acessório. Isso acontece muito quando ele é comprado de maneira errônea”, afirma a maquiadora. O que vai determinar o resultado é a escolha do produto correto. “Ele transforma o olhar”, afirma Camila. Para quem busca um efeito mais natural, o ideal é optar por acessórios que tenham fios cruzados, para que eles possam se misturar com os cílios verdadeiros. “Tem também os tufos individuais, que são perfeitos para corrigir pequenas falhas nos cílios e para o dia a dia”, analisa. Se preferir um efeito mais impactante, para ocasiões noturnas ou festas, os modelos mais cheios e preenchidos vão proporcionar um toque de personalidade na make.
APLICAÇÃO
O momento de maior tensão em relação aos cílios postiços é a aplicação. Mas não precisa ser assim. “Com uma boa cola na mão, não há segredo”. A expert indica que as iniciantes optem por uma cola que possua pincel aplicador, impedindo que o líquido escorra. A cola delineadora também é uma alternativa que, além de simplificar a hora de fazer a maquiagem, ainda garante um resultado mais profissional. “Para quem fica insegura de perder os cílios no meio da festa, vale apostar em cola com superfixação. Há opções que podem durar até 48 horas”.
CUIDADOS IMPORTANTES
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o uso de cílios postiços requer cuidados. É importante estar ciente que o tipo de cola utilizada para a aplicação, se não usada corretamente, pode trazer complicações oculares. Portanto, o uso de cílios postiços não deve ser feita por pessoas com sensibilidade, já que a cola é uma substância química, podendo ocasionar alergias e até queimaduras. Outro aviso é que o uso constante pode contribuir para a queda dos cílios naturais. Por isso, muito cuidado ao retirar os cílios postiços. O ideal é usar um demaquilante próprio para área dos olhos.