É praticamente impossível pensar em grandes festivais de música e não imaginar o que vestir. As redes sociais estão repletas de inspirações de looks para o Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (13) e vai agitar o Rio de Janeiro nos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22. No entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração ao pensar na roupa do evento.
Veja quais são os horários do Rock in Rio deste final de semana
De acordo com Amanda Souza, influenciadora digital e consultora de imagem, conforto e praticidade são as palavras-chaves ao montar um look para o Rock in Rio.
“A minha maior dica é pensar bem, porque assim como a roupa influencia na sua produtividade do dia a dia, no festival ela garante que você viva intensamente sem ter que se preocupar. Para isso, procure usar roupas que não apertem, não sejam justas demais, nem compridas demais (essa é para hora do xixi) e evite bodys também (já que na hora de usar o banheiro não são muito práticos). Vale evitar roupas que você nunca usou ou tecidos que te incomodem. Isso serve para calçados tambem”, indica à AnaMaria.
A neuroconsultora de imagem, Daniele Sachetti, também é a favor do conforto e recomenda avaliar o uso de peças com tecidos naturais, que têm respiração, são mais frescos e têm um bom caimento no corpo.
“Tudo isso deve estar alinhado ao estilo da pessoa. É muito importante que a pessoa vá vestida com o estilo que represente a própria identidade porque aí vai se sentir mais segura, mais livre e, com certeza, vai conseguir desfrutar melhor do evento”, afirma.
O melhor de tudo é que conforto e estilo podem andar juntos e vão facilitar muito a vida de quem vai aproveitar o festival. “Peças básicas conversam muito com essa proposta. Shorts jeans, Track Pants, saia cargo, macaquinhos e vestidinhos são opções práticas, que aliadas a acessórios trazem o brilho que o festival pede”, diz.
Tendências? Temos!
As tendências de moda dominam os festivais de música todos os anos e não seria diferente com o Rock in Rio 2024. Amanda destaca que o Boho não tem erro para curtir o evento com estilo. No entanto, ele não será o único.
“Outra aposta é o estilo esportivo, que já é tendência há algumas estações e é muito prático”, diz. As calças, shorts e camisetas esportivas estão em alta na temporada e são bem-vindas no festival.
Daniele indica o uso de estampas Animal Print ou a moda Western. “É um estilo mais country. Cai bem nos cintos, com fivelas, com tachas, nas botinhas também. Estou falando tanto masculino quanto feminino e é um estilo que cai muito bem para esse evento”, diz.
Nos pés? Conforto sempre!
Um dos pontos que mais pede atenção no look para o Rock in Rio são os calçados. O festival tem palcos distantes um do outro, além de muitas ativações. Portanto, é fundamental estar com algo confortável para caminhar muito e conseguir aproveitar os shows e experiências da melhor maneira possível.
Rock in Rio: será que o festival revolucionou a música brasileira em suas quatro décadas?
Por isso, nada de estrear um sapato para curtir o festival. “Não é porque é um tênis ou bota, um sapato sem salto, que ele é confortável. Quando você coloca um sapato que não está acostumada a usar, um sapato que é a primeira vez, por exemplo, ele pode ser muito mais desconfortável do que um salto. Dê preferência para um sapato que já tenha usado algumas vezes”, recomenda Daniele.
“Os calçados mais batidos tendem a ser a melhor escolha porque são super laceados e você sabe quantas horas vai aguentar usar”, reforça Amanda.
Pode saia ou vestido?
Saias e vestidos podem ser desconfortáveis dependendo da ocasião. Os festivais de música costumam ser dinâmicos, afinal, as pessoas sentam no chão para descansar, pulam e dançam durante os shows, encaram experiências como a tirolesa e por aí vai.
Amanda garante que saias e vestidos são boas opções, desde que sejam usadas com uma peça mais confortável por baixo, como um mini short ou uma cueca. Já Daniele reforça que as peças justas ou muito curtas podem ter consequências negativas.
O que não pode faltar no look do Rock in Rio?
Alguns itens são indispensáveis para quem quer aproveitar ao máximo a experiência do festival, sobretudo no calor do Rio de Janeiro. Alguns até mesmo extrapolam o look, como protetor solar e lenços umedecidos.
Na categoria look para o Rock in Rio, os acessórios que protegem do sol são grandes aliados. “Óculos, acessórios de cabeça, (bonés, chapéus, lenços) protegem e trazem muito estilo. Bolsas práticas também acho um item importante, com alças confortáveis e fechos resistentes. Tecidos como nylon, jeans e couro são as mais práticas na minha opinião”, indica Amanda.
“Boné com lenço também está em alta. Se quiser investir em estilo, também pode pôr um chapéu. Um chapéu western está super em alta e fica super estiloso. A vantagem do chapéu é que acaba protegendo o rosto e parte dos ombros. É importante que o tecido seja respirável, porque caso contrário, pode causar suor na cabeça e aí o que era para trazer conforto, vai trazer desconforto”, lembra Daniele.
Leia mais:
Balde de pipoca a R$ 60? Confira os preços das comidas do Rock in Rio
Armários do Rock in Rio 2024: como funciona o guarda-volumes do festival?