Xuxa foi anunciada como embaixadora da campanha nacional de vacinação, na última sexta-feira (3), no Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A notícia foi dada nas redes sociais do Ministério da Saúde e da primeira-dama, Janja da Silva. A iniciativa é para promover o aumento da imunização contra diversas doenças, incluindo a covid-19.
O anúncio foi feito após uma reunião entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, do Turismo, Daniela Carneiro, das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama Janja a Silva.
“Vem aí: superparceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas!”, escreveu Janja. “Zé Gotinha ganhou a rainha dos baixinhos como aliada!”, publicou o ministério.
Vem aí: super parceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas!
Em reunião nesta tarde, com as ministras @nisia_trindade @DanielaCarneiro e Cida Gonçalves, o @minsaude convidou a rainha @xuxameneghel para ser embaixadora da campanha de vacinação.
📷Claudio Kbene pic.twitter.com/7Cs4vinwgY— Janja Lula Silva (@JanjaLula) February 3, 2023
De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Vacinação, a campanha deve começar ainda em fevereiro. O objetivo é melhorar os índices de imunização do país, que estão em queda desde meados de 2014.
Vale destacar que aproximadamente 68 milhões de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber a primeira dose de reforço contra a Covid, enquanto 19 milhões não foram tomar a segunda dose.
Com isso, inicialmente, o programa dará prioridade para as pessoas mais vulneráveis, ou seja, quem tem mais de 70 anos, quem vive em instituições de longa permanência, imunocomprometidos e pessoas com deficiência, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Seguindo o cronograma, a partir de abril, a campanha dará início à vacinação de influenza e, em maio, à multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.