Quem assistiu a reportagem ao vivo do RJ1, da TV Globo, desta terça-feira (21), ficou com o coração partido. Isso porque, durante a gravação feita na fila do Prato Feito Carioca — programa da Prefeitura do Rio que visa garantir alimentação com qualidade para pessoas em situação de insegurança alimentar —, uma idosa foi ao choro ao relatar a situação de sua família.
Janete Evaristo era mais uma entre várias pessoas com fome em busca de se alimentar nesta terça-feira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No entanto, sua fala misturada com choro foi impactante, levando até mesmo a repórter às lágrimas.
Sem emprego, dona Janete precisa alimentar mais quatro pessoas, mas a situação não está fácil. Além da dificuldade para colocar comida na mesa, ela perdeu uma filha, há dois anos, e o marido, há seis meses.
“Domingo a gente não tinha nada para comer. Eu estou desempregada, está muito difícil. Eu estou catando latinha, mas não dá. Eu não tenho ajuda de muita gente, então domingo a gente não tinha mesmo nada. Está muito difícil”, revelou, chorando. Nesse momento a repórter Lívia Torres ficou emocionada e foi ao choro também. Assista clicando aqui.
Vale mencionar que, de acordo com informações do portal G1, o Mapa da Fome mostra que, somente no Estado do Rio de Janeiro, mais de 1,2 milhão de pessoas não conseguem colocar comida suficiente na mesa, o que equivale a 6,8% de toda a população.