Rafa Brites foi às redes sociais na última segunda-feira (14), para pedir desculpas por usar um termo capacitista. A esposa do jornalista Felipe Andreoli, disse que uma amiga chamou a sua atenção por usar a palavra “mancada” e aproveitou para falar sobre as expressões que nós usamos no dia a dia.
“Hoje de manhã, eu fiz um reels [vídeo curto no Instagram] muito bonitinho, muito fofinho, sobre amizade. Esse reels foi compartilhado, foi comentado, bombou, mas estou muito assustada, porque cometi um erro nesse reels. E mais do que estar assustada pelo meu erro — porque estou muito brava comigo mesma —, eu estou assustada, porque só recebi um comentário sobre ele, e uma amiga que me chamou no WhatsApp, e foi só assim que eu percebi”, disse ela.
“Eu usei uma expressão capacitista, que deprecia pessoas com deficiência [neste caso, especificamente]. Eu sei que muita gente vai falar que isso é ‘mimimi’, que você ‘não teve a intenção’, mas não é ‘mimimi’. Se eu estou ofendendo alguém, por quê eu não mudo essa expressão? […] Enquanto a gente não mudar como verbalizamos as coisas, o mundo realmente não vai mudar”, continuou.
Capacitismo é o preconceito social contra pessoas que têm algum tipo de deficiência. Ela separou outras expressões como por exemplo: “fingir demência”, “dar uma de João sem braço”, “não temos braço para fazer tudo isso”, “tá cego?”, “tá surdo?”, “cego de raiva”, “cego de amor”, “mais perdido que cego em tiroteio” e “para de ser retardado”.
“Primeiro gostaria de me desculpar, segundo, quero agradecer à minha amiga Paty, por me alertar. Achei muito importante vir aqui […] Não quero mais repetir e gostaria que você também não repetisse aí, tá bom? Obrigada!”, concluiu.
NATURAL
Rafa Brites recorreu às redes sociais para comemorar a liberdade de não precisar mais usar os famosos filtros do Instagram. Na última terça-feira (8), a musa decidiu interagir com os seus seguidores e falou que desde fevereiro deste ano ela tem optado por aparecer muito mais natural para o público.
“Desde que parei de usar filtro, em fevereiro, é impressionante, você vai se desapegando. Para de usar make, cílios… Tenho aparecido aqui com cara de pós-operatório, com olheira, cagada e inchada. E posso falar? Estou ótima! É muito libertador”, disse.
Em seguida, a jornalista mostrou o antes e o depois do filtro e confessou que se sentiu estranha: “Hoje em dia quando eu uso filtro me acho estranha. Sei que fica mais bonito assim, mas é muito estranho”, declarou.