Muito participativo no mundo da política nos dias atuais, José de Abreu sempre foi ativo em manifestações e passeatas para definir o rumo do país. Inclusive, o ator já chegou a ser preso em uma de suas participações, da década de 60.
Ele foi detido em 1968, durante a ditadura militar, que durou entre 1964 e 1985, após participar de um protesto estudantil. O intérprete de muitos sucessos da dramaturgia ficou aprisionado por cerca de três meses.
José usou as redes sociais nesta sexta-feira (31), dia do aniversário de 59 anos do golpe militar no Brasil, para relembrar o drama vivido e expor seu pensamento contra a ditadura. Em um dos registros, Abreu é visto sob poder dos militares, e, em uma segunda imagem, sua mãe , Gilda Abreu, protesta contra a prisão.
“Eu preso por participar do congresso da UNE [União Nacional dos Estudantes]. Minha mãe protestando em frente ao DOPS [Departamento de Ordem Política e Social] “, legendou o ator de 76 anos.
O protesto do intérprete do Coronel Tertúlio Aguiar, em ‘Mar do Sertão‘, ganhou o apoio dos seguidores, que fizeram questão de comentar a publicação.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
JOSÉ DE ABREU X CÁSSIA KIS
José de Abreu já deixou claro que não concorda com os posicionamentos de Cássia Kis contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições. Não foi diferente quando o ator debochou de um vídeo da atriz rezando em meio a uma manifestação antidemocrática.
As gravações mostram Cássia Kis segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, rodeada por manifestantes bolsonaristas e entoando uma oração católica. Em seguida, ela posiciona a representação da santa em uma espécie de altar coberto pela bandeira do Brasil.
Indignado com as atitudes recentes da colega de trabalho, José de Abreu publicou o vídeo em seu perfil do Instagram e escreveu: “Será que virou monarquista também?”, em tom de deboche.
Relembre a história aqui.