Felipe Andreoli detonou Maurício Souza, jogador de vôlei, após um comentário homofóbico feito pelo atleta em suas redes sociais. Na situação, o jornalista declarou durante a edição do ‘Globo Esporte’, na última quinta-feira (28), que homofobia não é opinião e sim, crime.
No entanto, alguns internautas encontraram declarações de Felipe em seu perfil no Twitter, de caráter preconceituoso. Após os tuítes virem à tona, o apresentador reconheceu que foram falas ‘absurdas’ e ressaltou que mudou de pensamento com o passar do tempo.
“Sim, o print é eterno. Coisas que foram ao ar, coisa que escrevi e falei estão documentadas. Absurdos. O que era considerado piada, hoje sabemos que mata. E por isso é crime. O mundo mudou, longe de ser suficiente.”, começou em seu perfil no Twitter.
Na sequência, Felipe Andreoli explicou que aprendeu com seus erros. “Mas tenho orgulho de ter aprendido, estudado a ponto de poder lutar e combater no lado certo. O Andreoli de 2021 é muito diferente do de 2010. Eu quero aprender, o tempo todo. Cada vez mais. Eu estou aqui para mudar e para mostrar que faz parte da construção do ser humano”, escreveu.
Por fim, o jornalista completou contando que está em busca de combater o preconceito, cada vez mais. “Os prints do passado, o meu vídeo de ontem e os registros do Andreoli de amanhã, guardarei para mostrar para os meus filhos, sobre o meu caminho humano, sobre o processo histórico que vivemos. E seguirei atento para ser um agente ativo no caminho de uma sociedade de liberdade e respeito”, finalizou.
MUITAS CONSEQUÊNCIAS
Maurício Souza tem dado o que falar nesta semana após a repercussão de suas declarações homofóbicas e a consequente demissão do Minas Tênis Clube, seu antigo time de vôlei. O atleta já conquistou mais de 700 mil seguidores e fez questão de provocar o jogador Douglas Souza, que disparou críticas às falas do ex-colega de Seleção Brasileira.
Nos stories do Instagram, na última quinta-feira (28), Maurício agradeceu o apoio daqueles que concordam com seu pensamento, uma vez que já ganhou milhares de seguidores. “Estou passando para agradecer todo o apoio e o carinho que vocês tão me dando… Está sendo muito importante nesse momento que eu estou passando. E mais uma coisa… Eu tinha 200 mil seguidores e hoje eu tenho 700 mil! E graças a Deus eu não precisei ficar sambando em cima de cama e desfilando na quadra para ganhar o respeito e admiração de vocês”, disse em referência a Douglas, que fez sucesso ao mostrar os bastidores das Olimpíadas de Tóquio 2020. No começo da semana, o atleta tinha cerca de 200 mil seguidores. Até a publicação desta nota, ele atingiu a marca de 1,2 milhões.
ENTENDA
Maurício fez uma declaração homofóbica sobre os novos quadrinhos do Superman, em que dois homens aparecem se beijando. A publicação repercutiu mal e diversos outros atletas demonstraram sua indignação. Além disso, patrocinadores do Minas Tênis Clube pressionaram para ter um posicionamento do time, que, inicialmente afastou o jogador, cobrou multa e exigiu um pedido de desculpas. No entanto, a retratação de Maurício não convenceu, uma vez que ele seguiu dizendo que continuava com sua opinião e não apagou a publicação homofóbica. Desta forma, o time demitiu o atleta. Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira, também ressaltou que “não tem espaço para profissionais homofóbicos na Seleção”. Vale lembrar que Douglas Souza criticou o posicionamento do ex-colega de time desde o começo e foi um dos principais a lembrar que medidas fossem tomadas e a homofobia não passasse batida.