O filme ‘Babenco – Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou’, primeira direção na carreira de Bárbara Paz, vem recebendo ótimas avaliações da crítica desde seu lançamento há dois anos. No último domingo (28) não foi diferente e o longa-metragem venceu quatro categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021.
Além de ser indicado ao Oscar 2021, o documentário foi escolhido como: Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Montagem Documentário (Cao Guimarães e Bárbara Paz) e Melhor Som (Rodrigo Ferrante, Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis) na premiação.
O resultado foi celebrado e agradecido por Bárbara Paz através de suas redes sociais. “Que noite histórica em minha vida! Só tenho a agradecer à Academia Brasileira de Cinema. Ganhar todos esses prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com meu primeiro filme”.
É importante mencionar que a obra foi produzida em homenagem ao cineasta Héctor Babenco, ex-companheiro de Bárbara que faleceu após sofrer uma parada cardíaca em 2016, aos 70 anos de idade. O argentino foi citado pela diretora em sua declaração: “Babenco deve estar bailando no céu. Sorrindo e dizendo: ‘Vai Bárbara, vai!’’’
Por fim, ela agradeceu o apoio do público. “Só tenho que agradecer a todos que votaram e a todos que me ajudaram a contar essa história. E a todos que não acreditavam em mim e que assim me incentivaram mais a vontade de fazer o mais sublime. Sempre mais e melhor”, concluiu.