Aproveite as férias e convoque os filhos para ajudá-la na cozinha. Além de ser divertido, o momento é perfeito para ensinar muita coisa boa para eles. Responsabilidade, organização, higiene e até matemática são lições a serem aprendidas ali. “Ao cozinhar, as crianças podem conhecer novos alimentos, sabores e texturas, diversificando seu paladar. O resultado é uma vontade enorme de provar tudo o que for servido depois”, garante a nutricionista Melina Aniquini.
Não custa reforçar: eles podem ajudar, mas devem ficar longe do fogão e dos objetos cortantes – que são responsabilidade exclusiva dos adultos. Para não frustrá-los, aposte em receitas simples que não precisam ir ao fogo nem cortadas em pedacinhos. Ensine-os a separar ingredientes e a lavá-los, por exemplo.Veja a seguir os lanches nutritivos e levinhos que selecionamos. Seu filho vai adorar o papel de pequeno chef!
É hora de escolher os ingredientes!
Chame-os para separar, junto com você, os itens dos lanches. Este é um bom momento também para ensinar noções de higiene
e de como eles devem manipular os alimentos. Mostre que precisam lavar as mãos e os utensílios usados (exceto os objetos cortantes) ao mexerem com comida!
Dicas de segurança com os minichefs
Para que atividade não vire um problema…
… use peças inquebráveis: esqueça as vasilhas de vidro, ágata, cerâmica e outros materiais que podem se quebrar ou machucá-los se caírem sobre eles. Se possível, acomode vasilhas de plástico e colheres de silicone numa prateleira baixa. Eles vão se
sentir ainda mais estimulados para escolher o que vão usar.
… proteja a área do fogão: fogo e criança não combinam. Determine que só os adultos podem chegar perto. O melhor é dar preferência a receitas que não são aquecidas.
… cuidado com as facas: nunca deixe objetos cortantes na pia, no escorredor ou sobre a bancada. Antes deles entrarem na cozinha, corte, pique e rale o que precisar.
Chegou a hora de provar as delícias…
Receitas elaboradas pela equipe de nutrição da Emulzint, fabricante do Pão Amigo
Lanche de peito de peru
Ingredientes
■ 2 pãezinhos ou bisnagas de leite
■ 2 colheres (sobremesa) de requeijão light
■ 2 fatias de peito de peru
■ 2 colheres (sobremesa) de cenoura ralada
■ 8 uvas-passas
■ 2 folhas de alface ou rúcula
Modo de preparo: passe o requeijão em cada metade do pão. Coloque o peito de peru, a cenoura e as passas (use metade dos ingredientes para cada lanche). Cubra com a outra fatia e sirva.
Sanduíche de atum
Ingredientes
■ 2 pães de leite
■ ½ lata de atum em água escorrido
■ 2 colheres (sobremesa) de milho-verde
■ 4 rodelas de palmito ou pepino
■ 2 folhas de rúcula ou alface
■ Salsa picada a gosto
Modo de preparo: misture o atum com o milho e espalhe sobre os pães. Acrescente o palmito, a rúcula e a salsa. Sirva em seguida.
Lanche de frango
Ingredientes
■ 2 pães de leite ou de sua preferência
■ 2 colheres (sopa) de peito de frango desfiado
■ 2 colheres (sobremesa) de milho-verde
■ 1 palmito em rodelas
■ Pimentões vermelho e verde picados a gosto
■ 2 folhas de rúcula ou alface
Modo de preparo: misture o frango, o milho, o palmito e os pimentões. Passe sobre uma das fatias. Junte a rúcula e monte o sanduíche.
Sanduíche de queijo
Ingredientes
■ 2 pães de sua preferência
■ 4 fatias de queijo branco
■ 2 colheres (sobremesa) de beterraba ralada
■ 2 colheres (sobremesa) de cenoura ralada
■ ½ maçã picada
■ 2 folhas de alface ou rúcula
■ Salsa e cebolinha picadas a gosto
Modo de preparo: em cada pão, coloque duas fatias de queijo. Depois, acrescente os outros ingredientes (divida-os em porções iguais).
Sanduíche de verão
Ingredientes
■ 4 fatias de pão integral
■ 4 colheres (sopa) de coalhada seca
■ 2 colheres (chá) de suco de limão
■ Sal a gosto
■ 4 fatias de tomate maduro
■ 6 fatias de peito de peru
■ 4 folhas de alface lavadas e secas
Modo de preparo: tempere a coalhada com o suco de limão e o sal. Espalhe sobre as fatias de pão, junte os tomates, o peito de peru e as folhas de alface.