Além de se matricular em uma escola ou contratar um professor particular, existem outras formas de aprender a falar outra língua, seja ela qual for. Sumara Lorusso, presidente da escola de mandarim Nin Hao, em São Paulo, dá algumas dicas para incluir o novo idioma na sua rotina e, assim, conseguir ser fluente. Veja:
TV ligada – Assista a séries e filmes na língua que deseja aprender. Veja primeiro com legenda em português, depois com legenda e áudio no outro idioma e, quando estiver confiante, sem legendas!
Abuse da internet – Cadastre-se em redes sociais que possibilitam a troca de conhecimento. O LiveMocha (livemocha.com/), por exemplo, conecta indivíduos que querem ensinar sua língua nativa e aprender outros idiomas.
Na ponta da língua – Todos os idiomas têm uma lista de palavras e expressões que são mais usadas. Pesquise quais são as 100 frases mais faladas naquela língua, ouça como são pronunciadas e treine todo dia.
Na ponta do lápis – Além da conversação, a escrita também é importante no processo de aprendizado, pois ajuda a memorizar. Por isso, faça traduções e, à medida em que for dominando a língua, comece a fazer as suas próprias redações.
Imersão total – Ouça música, leia livros, troque o idioma do celular, baixe apps. Dessa maneira, a nova língua passará a fazer parte da sua vida.