Para muitos brasileiros, o nome Abravanel é sinônimo de Silvio Santos, o icônico apresentador e empresário que marcou a televisão brasileira. Nascido Senor Abravanel, Silvio Santos sempre teve orgulho de suas raízes e fazia questão de exaltar a origem da família Abravanel, que remonta à sua ascendência judaica sefardita.
“Um judeu sefaradi é tido como judeu vindo de famílias judias originárias da Península Ibérica [atuais Portugal e Espanha] desde a Idade Média e que permaneceram judias até hoje”, explicou à BBC News Brasil o rabino Uri Lam, da congregação israelita Templo Beth-El, de São Paulo.
A trajetória de Silvio Santos é marcada por seu sucesso como comunicador. O mesmo espírito de conquista do empresário também é observado em um de seus antepassados, Isaac Abravanel (1437–1508). Nome respeitado na história judaica e portuguesa, Isaac foi um filósofo, comentarista bíblico e financista.
No Brasil, o legado dos antepassados de Silvio Santos, especialmente de Isaac Abravanel, tornou-se mais conhecido após a publicação do livro ‘O Baú de Abravanel — Uma Crônica de Sete Séculos Até Silvio Santos’, de Alberto Dines, em 1990. Silvio Santos, em várias ocasiões, falou com orgulho sobre a origem da família Abravanel, referindo-se a Isaac como “o homem que consertou as finanças de Portugal”.
Isaac Abravanel dividiu sua vida em três fases: quando viveu em Portugal (1437–83), Castela (1483–92) e Itália (1492–1508). Em cada um desses lugares, ele se destacou por sua atuação política e financeira, mas também por suas contribuições intelectuais. Até hoje, seus comentários bíblicos são estudados e valorizados.
Contudo, nem todos os aspectos de sua biografia são isentos de controvérsias. O historiador David Brion Davis destaca que Abravanel defendia a tese de que os africanos seriam descendentes de Caim, uma visão que, na época, foi utilizada para justificar a discriminação racial e a escravidão.
Isaac Abravanel faleceu em 1508, mas deixou um legado que atravessou os séculos e influenciou tanto judeus quanto cristãos. Suas obras literárias e suas ações políticas o tornaram uma figura histórica de grande importância.
Para os estudiosos, os antepassados de Silvio Santos, como Isaac Abravanel, são vistos como precursores da modernidade judaica. A vida multifacetada de Isaac — como comerciante, financista da corte e intelectual — traduz as complexas mudanças culturais e sociais que marcaram a transição da Idade Média para o início da era moderna.
Leia também:
O que é o tabuleiro Ouija, objeto místico de Silvio Santos?
Silvio Santos morreu de que doença? Entenda o quadro que levou o apresentador a óbito
Silvio Santos interrogava namorados das filhas; veja as perguntas