De skate na mão e sorriso no rosto, Rayssa Leal chegou em Paris para os Jogos Olimpícos de 2024 no último sábado (20) com um claro e único objetivo: ir em busca da medalha de ouro e trazê-la ao Brasil, da qual ficou muito perto na última vez em que participou do evento, em 2021.
A skatista ganhou destaque na mídia ao ser anunciada na Olimpíada de Tóquio, época em que tinha apenas 13 anos e foi a atleta mais jovem a representar o país. Agora, com 16 anos, ela segue como o grande nome da delegação brasileira na modalidade esportiva e a maior esperança por medalhas no esporte. Ainda não sabe quem é Rayssa Leal? AnaMaria explica!
Olimpíadas: confira 5 séries para entrar no ritmo dos jogos de Paris
Quem é Rayssa Leal?
Natural do Maranhão, Jhulia Rayssa Leal nasceu em Imperatriz e começou a praticar o skateboard com apenas seis anos de idade, quando ganhou um skate de aniversário do amigo de seu pai. Ao completar 11 anos, Leal já havia feito história ao se tornar a atleta mais jovem a conquistar uma final do Mundial de Skate Street feminino.
Mas os recordes não param por aí! Quem acompanhou a Olimpíada de Tóquio e sabe quem é Rayssa Leal conhece uma das maiores conquistas de sua carreira, que ainda está no início. Em sua primeira participação no maior evento esportivo no mundo, a atleta se tornou a medalhista olímpica brasileira mais jovem da história.
Com 15 anos, também se tornou a primeira mulher a ganhar a nota 9, pontuação máxima, no Super Crown da Street League de Skate (SLS), em 2023. Em maio deste ano, conquistou o ouro na etapa da China do Pré-Olímpico de skate, em Xangai, e ficou em cima das atletas japonesas Liz Akama e Coco Yoshizawa, fortes candidatas ao pódio.
Mesmo antes de conquistar sua primeira medalha olimpíca, Rayssa já havia viralizado no YouTube, em setembro de 2015, quando recebeu o apelido de “fadinha do skate” aos 7 anos. No vídeo, ela aparece vestida de Sininho, a fada da Disney, enquanto faz manobras.
Apesar de ser um progídio no skate, Rayssa não se limita somente ao esporte. Após ganhar uma série de títulos e mais visibilidade nas redes sociais, a skatista já foi indicada a sete premiações desde 2020, das quais venceu cinco.
Entre as indicações, Rayssa entrou para a lista de finalistas do Prêmio Laurens, o “Oscar dos esportes”, na categoria atleta em ação, junto com atletas de peso, como o brasileiro e campeão mundial de surf, Ítalo Ferreira. Já em 2022, ela venceu o Prêmio iBest como atleta influenciadora.
Qual a história das Olímpiadas? Saiba como surgiu o evento esportivo
Medalhas de Rayssa Leal
Tão jovem, mas tão promissora – a skatista até pode ser uma das atletas mais jovens que a seleção do Brasil apresenta este ano, mas ela tem tem uma bagagem e tanta para provar que não está no centro olimpíco para brincar.
O destaque, claro, vai para a medalha de prata que Leal conquistou com 13 anos nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Mas de lá para cá, o número já aumentou. Confira a lista completa das medalhas de Rayssa Leal:
Jogos Olímpicos
- Prata: Tóquio 2020 – Skate street.
Street League Skateboarding (SLS)
- Ouro: Rio de Janeiro 2022 – Skate street;
- Ouro: São Paulo 2023 – Skate street;
- Prata: São Paulo 2019 – Skate street;
- Prata: Jacksonville 2021 – Skate street.
X Games
- Ouro: Chiba 2022 – Skate street;
- Ouro: Chiba 2023 – Skate street.
World Skate (WS)
- Ouro: Sharjah 2022 – Skate street;
- Prata: Tóquio 2023 – Skate street;
- Bronze: Roma 2021 – Skate street.
Jogos Pan-Americanos
- Ouro: Santiago 2023 – Skate street.
Torneio Pré-Olímpico
- Ouro: Xangai 2024 – Skate street.
Leia também:
Sustentável e artesanal, uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas são alvos de piada
Olimpíadas 2024: veja os brasileiros com mais chances de medalha em Paris