Renato Aragão, icônico intérprete do personagem Didi Mocó, completa 90 anos nesta segunda-feira (13). O artista cearense, amplamente reconhecido por seu talento humorístico na televisão brasileira, possui uma trajetória repleta de experiências inusitadas. A seguir, confira 5 curiosidades de Renato Aragão ao longo de sua trajetória.
Para celebrar os 90 anos de idade, Renato receberá uma homenagem na Globo, que será exibida na próxima quarta-feira (15), no programa ‘Tributo’. Além disso, ele tem cedido entrevistas aos canais da emissora para comemorar sua trajetória.
Tanto que, ao Gshow, ele revelou o segredo da longevidade: “Beber muita água, estar sempre feliz com os amigos e fazer ginástica. Sei que me sinto muito feliz, satisfeito e pronto para completar mais 90 anos”, disse.
Confira 5 curiosidades de Renato Aragão, o eterno Didi Mocó, a seguir!
Além de humorista
Uma das curiosidades de Renato Aragão é que ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, tendo finalizado seus estudos em 1961. Na época, ele já se destacava na televisão e, consequentemente, nunca teve a oportunidade de atuar na profissão.
Um milagre da sobrevivência
No ano de 1958, Renato Aragão esteve envolvido em um trágico acidente aéreo que resultou na queda de um avião em Campina Grande, na Paraíba. Com 40 pessoas a bordo, o acidente deixou 13 vítimas fatais.
Em uma entrevista ao programa Vídeo Show, o humorista relatou sua experiência aterradora: “O avião quebrou a asa e a cauda. Eu fiquei na parte que sobrou, de cabeça para baixo… Fiquei com ferimentos na cabeça e vi cenas horríveis, muitas pessoas estavam mortas ou feridas”.
Nos braços do Cristo Redentor
Em 1991, Renato teve a oportunidade de beijar uma das mãos da famosa estátua do Cristo Redentor, que se ergue a 30 metros de altura. Ele comentou sobre o evento com bom humor: “Meu único medo era que Ele fechasse os braços para me aplaudir quando chegasse lá em cima”.
O ato simbólico foi uma forma de expressar sua gratidão pelos 25 anos do grupo Os Trapalhões.
Jogador de futebol? Quase…
Antes de se consagrar como humorista, Renato Aragão também se destacou no futebol amador e recebeu uma proposta para jogar profissionalmente. Em entrevista ao Globo Esporte, ele revelou que foi convidado pelo Gentilândia Atlético Clube, um time cearense extinto em 1968. Apesar da habilidade demonstrada nos treinos, ele optou por recusar o contrato devido aos seus compromissos acadêmicos e profissionais.
Peregrinação de fé
Aos 64 anos, Renato Aragão realizou uma jornada de peregrinação que o levou a percorrer 170 km em sete dias até a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, São Paulo. Esta caminhada foi o cumprimento de uma promessa feita pelo artista em agradecimento pelas contribuições recebidas ao longo dos anos para o projeto Criança Esperança.
Leia mais:
Renato Aragão abre o jogo sobre aposentadoria