Há exatamente uma década, acontecia um dia que nenhum brasileiro gosta de lembrar: a partida entre o Brasil e a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. O país todo estava esperançoso para a conquista do hexacampeonato, e o time chegou a alcançar a etapa das semifinais.
Porém, por conta de uma grave lesão, Neymar precisou ficar fora do jogo contra a seleção alemã, que acontecia no Mineirão, em Belo Horizonte (BH), e, assim, nesta segunda-feira (8), relembramos os 10 anos do 7×1.
Todas se lembram do fim trágico da Copa do Mundo de 2014, na qual o time verde e amarelo levou uma goleada histórica daqueles que se tornariam eternos rivais, mas você recorda do que aconteceu desde então? Confira abaixo com AnaMaria!
5 curiosidades sobre o surfista Italo Ferreira, medalha de ouro nas Olimpíadas
Copa do Mundo de 2018
A Copa do Mundo de 2018 foi a primeira após o evento traumático para os fãs de futebol, mas, mesmo depois de quatro anos, o inimigo agora era outro. O campeonato havia sido sediado na Rússia e, com o técnico Tite, o Brasil chegou às quartas de final, mas foi eliminado para a Bélgica.
Nomes como Alisson, Thiago Silva, Casemiro e Neymar, que participava de um trio de peso com Philippe Coutinho e Gabriel Jesus, eram a grande aposta do time naquele ano. Na fase de grupos do mundial, a seleção avançou de maneira invicta, mas começou a cambalear quando empatou com a Suíça.
Antes de enfrentar os belgas, os jogadores brasileiros enfrentaram outros jogos difíceis, como aqueles contra a Costa Rica, Sérvia e México. No dia 6 de julho de 2018, o Brasil se despediu, mais uma vez, do sonho do hexa, na Arena de Kazan, por um placar de 2×1. A Bélgica, por outro lado, parou na semifinal, quando foi eliminada pela campeã França.
Sustentável e artesanal, uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas são alvos de piada
Copa do Mundo de 2022
As esperanças estavam altas para a Copa do Mundo de 2022. Mais uma vez com Tite, a campanha para a seleção brasileira conseguiu ser superior ao do ano anterior, mas, ainda assim, não foi suficiente. No, Catar, o Brasil foi eliminado também nas quartas de final pela Croácia em um placar empatado.
O jogo não foi fácil para nenhum dos times. O único gol da partida foi feito por Neymar, aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Com o jogo quase ganho, o croata Orsic conseguiu, no segundo tempo, desviar do zagueiro Marquinho e enganou o goleiro Alisson, levando a bola ao gol.
Empatado, o jogo foi para os pênaltis: enquanto Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças, Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram para a Croácia, que venceu por 4 a 2 e se classificaram. Apesar dos esforços, a Croácia também não levou a melhor em 2022. O time foi eliminado pela Argentina, que venceu a França na final e se tornou tricampeã.
De embaixadinha a maratona: 5 brasileiros com recordes mundiais
E a Copa do Mundo de 2026?
Mesmo após 10 anos do 7×1, as expectativas para a Copa do Mundo de 2026 não continuam boas. Fora das quartas de final para a Copa América, a seleção brasileira, comandada por Dorival Júnior, ficou atrás do Canadá, no último sábado (6), e ainda não tem solução para que o time, sem Neymar, melhore até a competição.
Leia também:
Olimpíadas 2024: veja os brasileiros com mais chances de medalha em Paris
Como estão hoje as crianças da novela ‘Alma Gêmea’? Veja o antes e depois