O Dia dos Namorados está chegando e os preparativos entre os casais seguem a todo vapor. Há quem prefira curtir a data comemorativa no aconchego de casa, com um jantar especial e presentes cuidadosamente escolhidos para o crush. Viajar gastando pouco, principalmente em datas comemorativas, pode ser um grande desafio.
Se você é do time que gosta de colocar o pé na estrada, mas está precisando economizar, nem tudo está perdido. Pensando nos viajantes apaixonados, AnaMaria trouxe uma série de dicas para economizar na viagem romântica. Confira a seguir!
Planejamento é peça-chave para economizar na viagem
Não deixamos a dica mais preciosa da lista por último! Programar detalhadamente tudo o que será feito ao cair na estrada é o primeiro passo para viajar gastando pouco. Comece o planejamento da viagem fazendo uma pesquisa sobre quais são os melhores programas para o destino escolhido e determinando qual é o orçamento diário para a viagem. Algumas atividades, como museus e visitas guiadas, oferecem descontos em dias da semana quando há menos movimento, informe-se!
Depois, coloque na ponta do lápis — ou planilha — todos os gastos previstos. A lista deve incluir: custos com transporte, hospedagem, alimentação, atividades e compras. Além disso, separe uma quantia do orçamento para despesas com comunicação e imprevistos, de 10% a 15% do valor total da viagem.
Cheque a previsão do tempo
Busque informações sobre itens essenciais que devem ser levadas e quais roupas devem estar na mala, para evitar gastos extras com roupas adequadas. Se possível, descanse e tenha uma boa noite de sono no dia anterior à viagem. Assim, chegará ao destino com disposição para aproveitar o primeiro dia da estadia.
Pesquise sobre como estará o clima do local nos dias da viagem para encaixar os passeios da melhor forma. Uma visita ao museu da cidade pode ficar para um dia em que há grande probabilidade de chuva. Já os passeios ao ar livre devem ser programados para os dias em que o tempo estará aberto.
Uma dose de criatividade
Apesar do planejamento ser a ferramenta mais segura para viajar gastando pouco, uma dose de improviso é sempre bem-vinda. Se a programação acabou saindo do roteiro inicial, porque choveu, ou algum passeio foi cancelado, tenha alguns programas coringas na manga, que não exijam agendamento ou reservas.
Essa também é uma ótima oportunidade para surpreender a pessoa amada com um programa fora do roteiro, mas pensado com muito carinho. Um piquenique romântico ao ar livre ou uma caminhada a dois pelo centro histórico da cidade são bons exemplos para dar um fôlego no roteiro da viagem.
O poder da conversa
Quando chegamos em um destino que não conhecemos muito bem, conversar com os moradores locais pode ser muito útil. Além de dicas de lugares bons e baratos para comer, os locais podem dar sugestões valiosas de experiências que estão fora da categoria ‘caça-turistas’, que geralmente costumam ser mais caras — e nem sempre boas.
Mente sã, bolso são!
Por fim, é preciso preparar a mente para os imprevistos: se por acaso algo saiu do planejamento inicial, nada de desespero! Manter a mente no lugar e agir com calma pode ajudar a poupar dinheiro na viagem. Antes de tomar qualquer decisão, coloque na ponta do lápis os gastos e faça uma breve pesquisa.
Leia também:
Documentos, vacinação e raças restritas: saiba como viajar de avião com cães e gatos
Trabalhar viajando? Rentável, ser nômade digital faz bem para a saúde
4 destinos para um roteiro gastronômico perto de São Paulo