Julho chegou e a viagem de férias escolares também! Nem todos os pais conseguem tirar férias com os filhos nesta época, mas tentam ao máximo para curtir o período juntos. Tanto que, uma pesquisa indicou que 59% das famílias destinarão até R$ 3 mil para viajar com as crianças.
8 atividades para fazer com crianças nas férias escolares
O levantamento da Serasa com o Instituto Opinion Box afirma que 4 em cada 10 pais irão aproveitar o recesso escolar para tirar férias, e 61% planejam viajar em família. Ao analisar os principais destinos, a maior parte do roteiro permanece em território nacional. Cerca de 60% dos entrevistados pretendem visitar outras cidades no próprio estado e 38% devem se deslocar para outros estados brasileiros.
Entretanto, viajar exige planejamento, sobretudo quando envolve crianças. Nem sempre os pais estão preparados para sair do orçamento e acabar entrando em uma dívida durante a viagem de férias escolares.
Como lidar com as férias escolares? 62% dos pais consideram o período estressante
“Quando planejamos uma viagem, não basta fazer o roteiro. Precisamos fazer um planejamento financeiro detalhado. No momento, que estamos viajando devemos procurar seguir o nosso planejamento. Imprevistos acontecem, mas normalmente os gastos excedem por falta de planejamento”, afirma Ana Claudia Pinheiro, professora de economia comportamental da ESPM, à AnaMaria.
Dicas para evitar dívidas nas viagens de férias escolares
Quem já está com a viagem de férias escolares em família programada, deve atentar-se para evitar os gastos extras. A dica da professora para não sair do orçamento é pesquisar. Ou seja, faça um roteiro através de dicas na internet e indicação de amigos ou familiares que já estiveram no mesmo lugar. Além disso, vale buscar os restaurantes e passeios que tem o melhor custo benefício.
O cartão de crédito também deve ser usado com muito cuidado nas férias escolares. “Ele não é um inimigo, muito pelo contrário. Quando utilizamos dentro do nosso planejamento orçamentário, o cartão pode gerar vários benefícios, como usar milhas, pontos para troca de produtos, entre outros. Não podemos é utilizá-lo sem termos dinheiro para pagar as faturas. Entrar no rotativo é o que não podemos fazer, pois os juros são altos”, orienta a professora.
Como aproveitar as férias escolares com as crianças sem gastar muito?
Dá tempo de organizar uma viagem de férias escolares?
Quem está pensando em fazer uma viagem de férias escolares de última hora deve lembrar que os preços estarão mais salgados em cima da hora, sobretudo quando se trata de passagens e hospedagens.
Logo, se a intenção é viajar sem sair do orçamento, é necessário buscar destinos que se adequem ao planejamento financeiro. “Minha dica é procurar fazer roteiros que fiquem dentro do nosso orçamento e que possamos evitar passagens áreas, pois as passagens ficam muito caras quando compramos perto do dia da viagem”, explica Ana Claudia.
Leia mais:
Vai viajar de férias e vai ficar enjoado? Veja o que fazer
Intoxicação alimentar na praia: Saiba quais alimentos consumir durante o passeio