Famoso no exterior, o DIY (Do It Yourself), ou faça você mesmo, é uma tendência na hora de economizar, repaginar os ambientes e também criar uma renda extra. Você pode usar o mesmo material para fazer um item para sua casa e outro para ser comercializado. Usar a criatividade para produzir seus itens de decoração ou repaginá-los em vez de comprar novos acessórios poderá baixar muito seus custos.
Além da economia, quando você opta por fazer você mesmo é possível encontrar uma nova fonte de renda. Em cenários tão difíceis e com aumento de custos crescente no dia a dia, a busca por um ganho extra se faz necessária. Existem muitos itens que podem ser produzidos ou transformados. É possível transformar os eletrodomésticos, repaginar os móveis, pintar pequenos itens, transformar utensílios de plástico ou vidro…
Para reaproveitar alguns itens e customizá-los da maneira que preferir, faça um bom planejamento, levando em consideração o projeto de decoração e o orçamento disponível. Depois disso, pesquise referências que sejam do seu gosto, separe um tempo para criar e deixe as desculpas de falta de aptidão de lado. É preciso iniciar o primeiro projeto até para conhecer o que mais te atrai no processo criativo e avaliar como é possível transformar esse novo hobby em uma fonte de ganho.
Uma boa estratégia é compartilhar suas criações nas redes sociais até para receber o feedback de seus amigos. Mostrar os itens que está produzindo é essencial para atrair os olhares de possíveis clientes, e o compartilhamento pode ajudar a atrair ainda mais olhares para suas obras. O grande diferencial é que cada peça criada será única. Por isso, faça as contas em relação aos produtos usados e as horas empregadas para definir o valor ideal de venda.
TESTE SUA COORDENAÇÃO
Você pode iniciar o trabalho pintando garrafas e papelão, até para entender o que é mais adequado para suas habilidades. Dessa maneira, é possível descobrir se você tem mais facilidade com tinta spray ou com pintura em pincel, por exemplo. Faça testes transformando itens pessoas para só depois iniciar a produção de itens para a venda.
REDES SOCIAIS: INSPIRAÇÃO
As redes sociais são boas aliadas na busca por referências e você pode se inspirar para iniciar a sua transformação. Youtube, Pinterest, Instagram e/ou Facebook podem auxiliar você na busca por referências, além de fazer você entender quais são os itens que estão em alta. Tire bom proveito de todas todas elas.
*VINÍCIUS ROCHA DE O. ANGELO Coordenador de marketing na Rust-Oleum (@rustoleumla), marca americana de tintas e revestimentos de proteção para uso doméstico. Formado em Comunicação Social e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.