Os golpes dos empréstimos têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente online. Muitos golpistas aproveitam a necessidade de crédito das pessoas para aplicar fraudes, pedindo pagamentos antecipados como condição para liberar o valor solicitado. Segundo o Relatório de Fraude Scamscope, as perdas com esses golpes podem chegar a 635,6 milhões de dólares, o equivalente a R$ 3,7 bilhões, no Brasil até 2027.
Caí no golpe do Pix e agora? Veja o que dizem os especialistas
André Oliveira, CEO da CredFácil, explica que nesses golpes dos empréstimos, os criminosos se passam por representantes de instituições financeiras e oferecem condições vantajosas, mas exigem uma taxa antecipada, alegando que é um seguro ou taxa de serviço.
Uma vez realizado o pagamento, o valor do empréstimo nunca é liberado e o criminoso desaparece, deixando a vítima com prejuízo. “Uma vez feito o pagamento, o valor solicitado nunca é liberado e os golpistas desaparecem, deixando a vítima com um prejuízo”, explica à AnaMaria.
Diante da evolução da tecnologia, é imprescindível negociar apenas com agentes financeiros que tenham transparência em todo processo. Além disso, alguns cuidados são fundamentais, como não compartilhar senhas e acesso a contas bancárias com amigos e parentes, prestar atenção à fonte das informações nas buscas sobre empréstimos na internet, pesquisar as avaliações e experiências de outras pessoas na empresa escolhida, verificar a veracidade dos sites e links das financeiras e fintechs, e não realizar pagamentos antecipados, que são ilegais.
Tais cuidados se tornam ainda mais necessários quando se trata de idosos, que estão mais suscetíveis a esse tipo de fraude. “Essas e outras práticas podem ajudar a diminuir o número de idosos que caem em golpes financeiros. Também é importante que os familiares saibam o que está em jogo para orientar da melhor forma seus pais e avós”, explica Túlio Matos, sócio fundador da iCred.
Conheça os golpes na compra e venda de carros usados e veja como evitá-los
Como se proteger dos golpes dos empréstimos?
Confira a seguir algumas dicas de André para não cair nos golpes dos empréstimos:
1. Desconfie de pagamentos antecipados
Se qualquer proposta de empréstimo exigir depósito ou transferência antes de liberar o crédito, desconfie. Nunca faça pagamentos sem verificar a legitimidade da oferta.
2. Mantenha-se informado
Instituições financeiras verdadeiras seguem as normas do Banco Central e não solicitam valores antecipados. Buscar informações é uma forma eficaz de se proteger dos golpes dos empréstimos.
3. Solicite contratos formais
Empresas legítimas sempre fornecem documentos detalhados e contratos claros. Nunca aceite condições sem antes revisar a documentação com cuidado.
4. Confirme o contato da instituição
Caso receba ligações ou mensagens suspeitas, busque o contato direto da empresa em seu site oficial e evite utilizar dados fornecidos por meio de e-mails ou mensagens não confiáveis.
5. Agir rápido se for vítima
Se você cair em um dos golpes dos empréstimos, registre um boletim de ocorrência na delegacia e informe sua instituição financeira, apresentando todos os comprovantes de pagamento.
Leia mais:
Como reduzir as parcelas do empréstimo consignado
Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil
Comentários 1