O ano é 2024 e está cada vez mais difícil evitar o comércio virtual, afinal, ele tornou-se parte indispensável de nossas vidas. Isso porque é prático, rápido e cheio de ofertas com apenas alguns cliques. O problema é um só: as fraudes em compras pela internet.
Toda essa maravilha tecnológica do mundo virtual trouxe também os golpes financeiros online. Ainda que não possamos ver, as lojas onlines estão passíveis de fraudadores, sempre prontos para explorar a menor brecha na segurança digital.
O cenário costuma ser o mesmo: o produto dos sonhos a um preço incrivelmente baixo e em um site que você nunca ouviu falar antes. Tudo parece perfeito, e você segue com a compra.
É aí que mora o perigo. As mercadorias nunca chegam, você tenta entrar em contato com a loja e nunca recebe um retorno e muito menos a compra. É assim que se cai em um golpe online.
Infelizmente, a história é mais comum do que você pode imaginar. Por isso, AnaMaria conversou com Tiago Turcato, coordenador de suporte técnico da Card, e preparou uma lista com as principais dicas para você evitar fraude em compras pela internet. Veja a seguir!
O SITE É AUTENTICADO?
Em primeiro lugar, antes mesmo de fazer uma compra online, verifique se o site é legítimo e seguro. “Para isso, olhe para o ícone do cadeado na barra de endereços do navegador, isso indica que o site possui um certificado SSL (Secure Sockets Layer), o que significa que as informações que você envia estão criptografadas e protegidas contra olhos curiosos”, explica Tiago.
Além disso, vale pesquisar sobre a empresa e procurar as avaliações de outros clientes. “Fique atento a sites que tentam imitar empresas respeitáveis, pois, muitas vezes, ele apresenta erros de ortografia ou URLs suspeitas”, orienta.
Em suma, prefira lojas online confiáveis ou empresas recomendadas por fontes confiáveis.
WI-FI SEGURO
O site pode ser o mais seguro possível, mas a conexão à internet tem um papel crucial na proteção contra golpes em compras online. Logo, vale chegar a segurança da rede Wi-Fi.
“Evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas ou não seguras. Como por exemplo as disponíveis em cafés, aeroportos ou locais públicos, onde os dados podem ser mais facilmente interceptados por hackers”, alerta Tiago.
Se você precisa fazer uma compra de urgência e está fora de casa, use uma VPN (Virtual Private Network) para criptografar sua conexão e proteger suas informações. “Uma VPN cria uma camada extra de segurança, garantindo que seus dados permaneçam privados, mesmo em redes Wi-Fi públicas”, orienta.
DISPOSITIVO ATUALIZADO
A segurança do seu dispositivo, seja celular, computador ou tablet, é peça fundamental na proteção contra fraudes em compras online. Logo, mantenha o sistema operacional, navegador e aplicativos atualizados, já que as atualizações visam corrigir bugs e vulnerabilidades que os hackers podem explorar.
“Além disso, instale e mantenha atualizado um software antivírus confiável para proteger seu dispositivo contra malware”, ensina o especialista.
SENHAS FORTES E AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES
Para uma segurança ainda mais eficiente, use senhas fortes e únicas. Ou seja, evite senhas óbvias, como data de nascimento, nome ou sequências comuns – 123, ABC etc. “Ao criar senhas, use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos”, explica.
Por sua vez, a autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada extra de segurança que deve ser ativada sempre que possível. “Com o 2FA, além de sua senha, você precisará fornecer um código de verificação para acessar sua conta. Isso dificulta ainda mais o acesso não autorizado”, afirma.
ATENÇÃO AOS E-MAILS E MENSAGENS SUSPEITAS
Sabe aqueles SMS’s estranhos? Tratam-se de táticas usadas por golpistas para enganar os consumidores e obter informações pessoais ou financeiras. Portanto, muita atenção ao receber e-mails ou mensagens de texto que te pedem informações pessoais, senhas, número do cartão ou clique em algum link.
“Nunca clique em links ou baixe anexos de fontes não confiáveis.Verifique sempre o remetente e a URL antes de interagir com qualquer comunicação online”, recomenda.
Vale monitorar as transações financeiras com frequência e sempre atualizar-se sobre os golpes que andam fazendo vítimas. “Seguir as melhores práticas de segurança cibernética são passos importantes para proteger suas informações pessoais e financeiras no ambiente digital”, conclui.
Veja mais:
Quer começar a investir do zero? Guia do mercado financeiro para iniciantes
Conheça os golpes na compra e venda de carros usados e veja como evitá-los