Uma pesquisa realizada pela Dove apontou que 82% das mulheres gostariam que seus cremes fossem além da hidratação e pudessem também tratar a pele. Foi a partir desse dado que a marca lançou sua mais nova linha de skincare corporal, que conta com cinco opções de hidratantes, cada um para uma necessidade específica, um sérum para tratamento de estrias e o bálsamo para os pés.
Focado na regeneração completa da pele, o lançamento faz questão de reforçar que, por ser o maior órgão do corpo, também precisa de cuidados. Patricia Elias, especialista em saúde da pele com mais de sete milhões de inscritos em seu canal do YouTube, explica que, embora o rosto receba muita atenção, não é ele o responsável pela proteção contra agressões externas, regulação da temperatura e sensação tátil.
“Negligenciar o cuidado com a pele do corpo pode levar a problemas como ressecamento, irritações, alergias, manchas, foliculite e envelhecimento precoce”, afirma. A dermaticista ainda diz que o skincare corporal ajuda a manter a pele saudável, hidratada e com uma aparência mais jovem e luminosa – e é por isso que AnaMaria te ensina a montar sua própria rotina de cuidados.
Pele seca ou ressecada? Diferença impacta na escolha de produtos
Passo a passo ideal do skincare corporal
- 1ª etapa: limpeza
Uma boa rotina consistente de skincare facial e corporal começa com a limpeza da pele para deixá-la saudável e bela. “Com a pele livre de impurezas, ela poderá eliminar as toxinas e receber os benefícios do hidratante”, afirma a profissional.
A indicação de Patricia é sempre dar preferência para sabonetes líquidos suaves, que não agridam a barreira cutânea e, ao mesmo tempo, removam a sujeira, resíduos de óleo e as células mortas.
- 2ª etapa: esfoliação
Após a limpeza, a esfoliação da pele também é uma recomendação da especialista, mas somente de uma a duas vezes por semana. A ideia dessa etapa é remover células mortas e estimular a renovação celular, mantendo a pele suave e radiante.
- 3ª etapa: hidratação
A hidratação diária também tem um papel muito importante: impedir que a pele perca a capacidade de reter água: “É essencial para evitar o ressecamento, garantindo que a pele permaneça macia e flexível.”
Como manter e potencializar a hidratação facial no frio? Especialistas dão dicas
- 4ª e última etapa: fotoproteção
Sair de casa sem protetor solar? Nada disso! O filtro solar não deve escapar da sua rotina de skincare corporal nem de vez em quando. Tanto no rosto quanto no corpo, o produto ajuda a prevenir danos causados pelos raios UV, que podem levar ao envelhecimento precoce e outros problemas estéticos e dermatológicos.
A dermaticista ainda reforça: “A aplicação de protetor solar deve ser diária nas áreas expostas ao sol, especialmente se você estiver ao ar livre.”
Afinal, por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente?
Ativos para incluir no skincare corporal
A hidratação não só pode, como deve ir além de seus efeitos já conhecidos na pele. Para isso, é preciso estar sempre atenta a sinais como ressecamento, descamação, vermelhidão, coceira, escurecimento ou perda de elasticidade, então, escolher o melhor ativo para o seu skincare corporal.
“A consulta com um profissional pode ajudar a determinar o tipo de pele e suas especificidades. Por exemplo, se a pele estiver muito seca, ativos hidratantes como ácido hialurônico, óleo vegetal e manteiga de karité são ideais”, conta Patricia, que ainda recomenda aplicar após o banho para garantir que os ingredientes penetrem bem na pele.
Eles são vários, porém, alguns dos melhores ativos presentes em hidratantes e outros cosméticos para incluir no skincare corporal são:
- Ácido hialurônico: é uma substância que existe naturalmente no nosso corpo e é responsável pela manutenção e hidratação profunda da pele. Pode ser usada tanto de dia quanto à noite e, geralmente, vêm associada em cremes ou géis hidratantes ou produtos antienvelhecimento;
- Niacinamida: é um ingrediente que pode ser usado por todos os tipos de pele e em qualquer hora do dia, inclusive para dormir. Tem o papel de uniformizar e reduzir a aparência de marcas escurecidas. Está presente em cremes anti-idade, hidratantes, tônicos e outros produtos dermocosméticos;
- Pró-retinol: é a própria vitamina A que, dentro da pele, é metabolizada em ácido retinóico. Pode estar presente em formulações cosméticas e oferece os mesmos resultados que o retinol, renovação e uniformização da pele, mas com efeitos mais demorados.
Leia também:
Como cuidar da pele oleosa? Rotina de skincare deve evitar efeito rebote
Quais os benefícios do óleo de coco? Saiba como usar na pele e no cabelo