O perfume que você aplica antes de sair de casa some depois de uma, duas ou, com sorte, em até três horas? Se você já reparou nisso, tem alguma coisa errada e pode estar relacionada com a técnica ou local de aplicação da fragrância.
Já se foi o tempo em que o perfume deve ser aplicado em áreas como o pulso, atrás da orelha e dos joelhos, na nuca ou, até, entre as mamas. Nada disso faz com que a fragrância se prolongue, muito menos tomar um “banho de perfume” na esperança de ficar cheirosa o dia inteiro.
Em entrevista à AnaMaria, a CEO da Ciclo Cosméticos, Luane Lohn, explica que saber quando e onde aplicar o perfume, como armazenar o frasco e ficar de olho em outras dicas faz toda a diferença na hora de prolongar o aroma. Fique ligada nos truques que ela aborda logo abaixo!
Onde aplicar o perfume para durar mais?
Uma das chaves para fazer a fragrância durar o máximo de tempo possível está em onde aplicar o perfume. Luane diz que borrifar o produto em regiões onde a circulação sanguínea é maior, como nos pulsos, no pescoço, atrás das orelhas e dobras dos cotovelos, faz com que o cheiro não dure muito tempo na pele.
Consideradas áreas “quentes”, o calor natural ajuda a difundir a fragrância ao longo do dia e, por isso, não são ideais para a aplicação de perfume. O correto é aplicá-lo em partes frias do corpo, como o colo, a parte de fora dos braços, borrifar na roupa ou, então, fazer uma nuvem de perfume no ar, para que o cheiro não evapore com facilidade.
Coleção de Yasmin Brunet: pode usar perfume vencido?
Saiba como armazenar o perfume
Conservar o perfume corretamente também ajuda a preservar a fórmula das fragrâncias e é essencial para manter o aroma duradouro. Algumas dicas da especialista da Ciclo são:
- Guardá-lo em locais frescos, secos e longe da luz direta evita a degradação dos óleos essenciais;
- Evitar mudanças bruscas de temperatura e mantê-lo bem fechado preserva a composição;
- Mantenha os frascos dentro de suas caixas originais;
- Armazene-os longe de fontes de calor, como eletrodomésticos.
O modo como os perfumes são manuseados também influencia na durabilidade. Após cada uso, tenha certeza de que o frasco foi fechado para evitar a evaporação e a oxidação do conteúdo.
Diferente de outros produtos, os perfumes não precisam ser agitados antes do uso. Pelo contrário. Isso pode permitir a entrada de ar no frasco, acelerando a degradação da fragrância.
Ama perfumes? Produto é a segunda maior causa de alergias na pele
Quando e como aplicar o perfume?
Além de onde aplicar o perfume, quando também importa. O ideal é sempre após o banho, quando os poros estão abertos e a pele, levemente úmida. O acúmulo de resíduos e suor no corpo é outro fator que prejudica a fixação da fragrância. Portanto, sempre priorize a aplicação em uma pele limpa.
Fazer camadas de fragrância também ajuda, desde de que não sejam do mesmo perfume. Para isso, utilize produtos complementares da mesma linha, como loções corporais e desodorantes, para criar um efeito prolongado do perfume.
Ao borrifar, mantenha o frasco a cerca de 15 cm do local de aplicação. Não precisa de régua, nem nada, trata-se apenas de uma distância aproximada para que o produto chegue de forma uniforme, evitando a concentração excessiva em um único ponto.
Anitta anuncia lançamento de perfume íntimo: “Nunca mais”
Escolha bem o tipo de perfume
Nem tudo é uma questão de técnica ou truque. A escolha da fragrância também afeta na duração e fixação do produto e tudo depende da concentração de óleos essenciais presentes no perfume.
São tipos de fragrâncias mais caras, mas se estiver em busca de fixação e durabilidade, priorize o uso de parfum e eau de parfum. Respectivamente, os dois possuem de 20 a 30% e de 10 a 20% de óleos essenciais e duram até 24 horas e de 8 a 10 horas.
Ambos duram mais que a eau de toilette e eau de cologne (água de colônia, na tradução literal), que apresentam menores concentrações de óleos essenciais e podem durar, no máximo, de 2 a 5 horas.
A escolha do aroma também influencia sua durabilidade e deve ir de acordo com determinados tipos de ocaciões. Para eventos diurnos, prefira cheiros leves e frescos e, para a noite, opções mais intensas e marcantes.
Os perfumes com notas amadeiradas e orientais geralmente têm maior longevidade, mas esses devem ser reservados para o inverno. No verão, a preferência deve ir para notas florais e cítricas.
Pele seca ou ressecada? Diferença impacta na escolha de produtos
Hidrate bem a pele
A hidratação é um passo indispensável para fazer o perfume durar mais na pele. Com uma barreira externa de hidratante corporal, o perfume não é absorvido pela pele e a durabilidade do aroma se torna muito maior.
Para esse processo, é recomendado o uso de um creme sem fragrância. Porém, com um hidratante perfumado com o mesmo aroma do seu perfume, você ficará cheirosa por muito mais tempo.
O que dar de presente para o namorado? Confira 20 ideias!
Esqueça o “banho de perfume”
Você deve esquecer a ideia de que é preciso gastar metade do frasco para fazer o perfume durar mais tempo na pele. O “banho de perfume” não é necessário, muito menos funciona, porque a única coisa que vai acontecer será o cheiro invadir o ambiente por um breve período de tempo e, então, evaporar.
Perfumes são formulados para serem eficazes com poucas borrifadas, devido à alta concentração de óleos essenciais. Seu excesso pode sobrecarregar as notas, impedir a evolução natural da fragrância, causar irritação na pele e ressecar os fios de cabelo.
Quando falamos de perfume, o que temos que ter em mente é: menos é mais. Uma ou duas borrifadas são suficientes para obter uma boa projeção sem exagerar. Outra dica é aplicar levemente nas roupas e acessórios para prolongar a fragrância, mas evite tecidos delicados que podem manchar.
Marca que desenvolveu perfume íntimo de Anitta subsidiou clipe de ‘Gata’
Saiba como reaplicar
A reaplicação do perfume precisa ser estratégica. A dica é sempre levar na bolsa um pequeno frasco de perfume para leves aplicações ao longo do dia, com prioridade para antes de eventos importantes ou de reuniões.
Também não adianta borrifar em locais que não estavam perfumados antes. Ao reaplicar, priorize áreas que já tinham produto e lembre-se: sempre em pequenas quantidades para não acontecer a sobrecarga de fragrância e evitar o risco da “chuva de perfume”.
Leia também:
Guia do perfume: 10 perfumes masculinos incríveis para conhecer
Virginia Fonseca fatura R$ 17 milhões em apenas 3 meses com novo lançamento