As redes sociais popularizaram muitos conhecimentos e, por isso, nunca faltam opções de receitas caseiras no segmento de beleza, seja para o skincare, para o cabelo e para as unhas. Mas será que essas misturinhas são boas mesmo?
Segundo a dermatologista Alessandra Craveiro, a resposta é sim, mas com ressalvas. Isso porque alguns alimentos têm efeito nutritivo e antioxidante na pele. Outros, no entanto, não são preparados para penetrar na pele.
“Já os dermocosméticos são preparados em laboratório e para penetrar mais profundo na camada da pele. Os alimentos não possuem essa tecnologia. Eles vão ter esses efeitos antioxidantes e hidratantes, mas não vão conseguir atravessar essa barreira da pele e só vão agir na camada superficial”, diz à AnaMaria.
Pode substituir os dermocosméticos por receitas caseiras?
Não! O ideal é associar os produtos industrializados com ingredientes naturais, como os óleos vegetais, óleo de melaleuca, óleo de coco, óleo de jojoba ou até o óleo de rosa mosqueta. Ou seja, vale usar uma receita caseira em um dia e um creme, sérum no outro.
Alessandra explica que a indústria de beleza possui tecnologias de absorção específicas que tornam os dermocosméticos mais eficazes, mesmo que usem algum item natural na composição.
“Quando você usa um produto natural, você está usando ele na forma bruta e não na forma específica para cada tratamento. Por exemplo, a cúrcuma é bastante usada para acne na Índia, então é comum ver as indianas com manchas amarelas de produtos no rosto. Já na forma industrializada, existe o sabão da cúrcuma que pegam o óleo da cúrcuma, que já foi purificado, trabalhado e já é um produto preparado e específico para pele, com todas as questões de higiene, com todas as questões de esterilização. Ou seja, é muito melhor um produto industrializado do que ir lá no saco de cúrcuma e colocar o rosto”, diz a dermatologista.
Na prática, nem sempre é possível saber como esse ingrediente natural foi manipulado antes de chegar até o consumidor e se ele tem alguma bactéria ou fungo que pode ser prejudicial à pele.
“Tem que ter esse cuidado quando você está usando um produto que é para outra finalidade. A gente não tem certeza de como esse veículo chegou pra gente. Um produto industrializado, com certeza, já passou por toda uma triagem de cuidados, de autorizações específicas, órgãos de controles de produção de dermocosméticos etc. Até chegar para o consumidor, eles foram muito bem triados, então é menos arriscado”, afirma Alessandra.
Além disso, ao associar um produto industrializado com um ingrediente natural para fazer uma misturinha, é necessário testar o alimento na pele antes, para checar se ele causa alguma reação alérgica. Basta passar a receita caseira no antebraço ou atrás da orelha e esperar 24 horas, observando se há algum sinal.
“Se na região tiver vermelhidão, coceira, uma irritação, aí deu positivo e você não deve usar aquele produto no seu rosto pois não é seguro”, explica a médica.
Babosa no cabelo: como usar, benefícios e máscaras naturais para testar
Qual receita caseira funciona?
À AnaMaria, Alessandra destacou quais são as receitas caseiras mais seguras e eficazes para cada problema de pele. Confira a seguir!
Hidratação
Para fazer uma máscara hidratante basta uma colher de sopa de abacate, uma colher de mel.
Clareador iluminador
Precisa de uma colher de chá de cúrcuma, uma colher de sopa de iogurte e acrescentar umas gotinhas de mel. Evite o sol logo em seguida.
Outro clareador é o tônico de arroz. Pegue uma colher de sopa de arroz cru, coloque para ferver com um copo de água. Na hora que ela fizer aquela água branca, leitosa, espumosa, desliga e aí pega só aquela água, que já é um tônico. Depois da limpeza do rosto, seque e passe o tônico. Fica excelente, principalmente para as grávidas – que devem evitar alguns cosméticos.
“Para quem tem manchas escuras, manchas de acne, eu recomendo muito fazer o tônico de arroz em casa e sempre usar após a limpeza. Além disso, o arroz tem antioxidante, que protege a pele contra os danos dos radicais livres que podem causar manchas e acelerar o envelhecimento. É um alimento natural muito completo”, destaca Alessandra.
Veja como preparar água de rosas em casa
Esfoliante
“A máscara de farinha de arroz que eu gosto muito é: misturar farinha de arroz com leite ou com mel. Aí forma aquela pastinha, aplique no rosto, deixe por 15 minutos e enxágue. E se você quiser fazer também um esfoliante natural de arroz, você tritura o arroz cru, deixa aquele pó bem fininho, mistura com iogurte e mel, e passar para esfoliar. Você pode usar até 3 vezes por semana e na hora do banho e enxaguar com a água morna.
Calmante
Um exemplo de calmante e pós-sol é o gel de babosa puro ou misturar ele com algumas gotinhas de óleo de coco. Ele é bem calmante, refrescante.
Revitalizante
Use a banana amassada com algumas gotinhas de óleo de amêndoa ou a banana amassada com algumas gotinhas de óleo de coco ou com óleo de melaleuca. E sempre depois que usar esses produtos, enxague e finalize com um bom filtro solar.
“A máscara de farinha de arroz que eu gosto muito é: misturar farinha de arroz com leite ou com mel. Aí forma aquela pastinha, aplica no rosto, deixe por 15 minutos e enxágue. E se você quiser fazer também um esfoliante natural de arroz: você triture o arroz cru, deixe aquele pó bem fininho, misture com iogurte e mel, e passe para esfoliar. Você pode usar até 3 vezes por semana e na hora do banho e enxaguar com a água morna’, recomenda.
Leia mais:
Gloria Pires revela receita caseira que deixa seu cabelo branco incrível
Confira 4 receitas caseiras para recuperar a maciez dos seus cabelos