Elas não são exatamente um problema, mas podem incomodar e afetar a autoestima: as olheiras. Tratam-se de bolsas ou regiões mais escuras abaixo dos olhos que deixam a aparência com o aspecto mais cansado e levam ao desejo de encontrar soluções para resolvê-las. Por isso, a pergunta mais comum de quem tem é: como acabar com a olheira?
Antes de tudo é necessário entender que as olheiras ocorrem porque os vasos capilares da região ficam cheios ou congestionados, deixando o sangue visível debaixo da pele fina. “Assim, os pigmentos escuros que compõem o sangue ficam concentrados na cavidade inferior dos olhos e podem oxidar, dando aquele aspecto azulado”, diz o médico Otávio Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), à AnaMaria.
Outro aspecto para ser compreendido sobre as olheiras é que elas não são causadas apenas por noites de sono mal dormidas, mas envolvem diversos outros fatores.
“As olheiras podem ser causadas pela falta de sono reparador, predisposição genética, exposição ao sol que piora a pigmentação da região, estilo de vida que envolve tabagismo e excesso de bebida alcoólica, além do próprio envelhecimento com a perda de gordura e colágeno que deixa a pele mais fina e torna as olheiras mais evidentes”, explica a dermatologista Michele Kreuz, também membro da SBD.
Olheiras: 4 mitos e verdades para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto
Além de saber o que pode estar causando suas olheiras, é necessário também analisar para descobrir qual é o tipo. Elas se dividem em:
- Pigmentares: devidas ao excesso de melanina, causando uma cor marrom ou acastanhada;
- Vasculares: resultantes da dilatação dos vasos sanguíneos, apresentando uma cor azulada ou arroxeada;
- Estruturais: devidas à anatomia do rosto, como cavidades profundas que causam sombras;
- Mistas: combinação dos tipos acima.
Tudo sobre olheiras: descubra como cuidar dos 5 tipos diferentes!
As noites de sono não ajudam? Calma
Quem tem olheiras tende a tentar ter um sono reparador para melhorar o aspecto. O problema é que, em alguns casos, nem isso funciona. Ainda assim, uma boa noite de sono reduz o inchaço e a palidez da pele, melhorando a circulação sanguínea da região.
“Embora não resolva todos os tipos de olheiras, especialmente as hereditárias ou pigmentares, o descanso adequado pode minimizar a aparência das olheiras vasculares”, afirma a dermatologista.
A idade também influencia…
Infelizmente, a idade influencia significativamente no aspecto das olheiras. “Uma das razões é a flacidez do músculo que segura as bolsas de gordura responsáveis por proteger o globo ocular. Essa alteração gera o aspecto de olheira. Além disso, com o passar dos anos, a pele perde colágeno e fica mais fina, o que torna os vasos sanguíneos e a pigmentação mais visíveis”, explica Otávio.
Afinal, como acabar com a olheira?
Depois de descobrir qual é a causa e em qual tipo ela se encaixa, você pode adotar alguns cuidados práticos para acabar com a olheira.
- Fazer compressas frias e/ou roller facial de Jade que ajudam a reduzir o inchaço;
- Evitar elevar a cabeça ao dormir para que não ocorra o acúmulo de fluidos ao redor dos olhos;
- Usar cremes específicos para área dos olhos, como vitamina C, retinol, ácido hialurônico e ácido tranexâmico que ajudam hidratar, preencher e clarear a pele;
- Dormir o suficiente (de 7 a 9 horas por noite);
- Usar protetor solar;
- Reduzir o consumo de sal e álcool;
- Cuidar da alimentação com uma dieta saudável rica em vitaminas e minerais;
- Manter uma hidratação adequada.
Existem ainda alguns tratamentos mais invasivos como peelings químicos, tratamentos a laser e preenchimentos dérmicos. Entretanto, são opções que oferecem riscos e devem ser realizados por dermatologistas ou cirurgiões plásticos. “São procedimentos necessários dependendo da severidade das olheiras e da resposta aos tratamentos menos invasivos”, afirma a médica.
7 produtos que vão te ajudar a combater as olheiras
O que não fazer?
Além dos cuidados sobre o que fazer para acabar com a olheira, existem ainda as recomendações do que não fazer. São elas:
- Não coçar os olhos: para evitar irritação e danos à pele;
- Não retirar maquiagem com muita força: usar removedores suaves;
- Evitar a exposição excessiva ao sol sem proteção;
- Evitar soluções adstringentes: podem ressecar a pele delicada ao redor dos olhos.
Destaca-se que o uso de maquiagem em si não deve piorar as olheiras, desde que os produtos sejam adequados e removidos corretamente. No entanto, usar maquiagem inadequada ou removê-la agressivamente pode irritar a pele, causando danos a longo prazo.
Leia mais:
Aprenda a usar corretivo colorido para camuflar as olheiras
7 dicas para parecer menos cansada do que você realmente está