Tatuagens são mais que desenhos na pele; elas contam histórias. No entanto, a exposição solar pode causar danos permanentes a elas, especialmente nos primeiros meses após o procedimento. A solução é simples: aprender como proteger a tatuagem do sol, para mantê-las bonitas e preservadas, é indispensável.
Isso, claro, para quem quer evitar desbotamento, inflamações e alergias. E proteger bem a pele é essencial para garantir que a arte permaneça vibrante por muitos anos. E quem que gosta do corpo parecido com o gibi não quer isso?
Em conversa com AnaMaria, a médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Mayla Carbone, e a especialista em estética, Patricia Elias, explicaram os principais cuidados para manter a tatuagem saudável e protegida do sol — confira:
O que acontece se pegar sol na tatuagem?
A exposição ao sol pode trazer consequências sérias, segundo a dermatologista. “Pode causar desbotamento das cores, inflamação e até queimaduras, especialmente em tatuagens recentes”, afirma.
“Além disso, o que poucas pessoas sabem é que o sol pode aumentar o risco de hiperpigmentação na área tatuada e facilitar o surgimento de alergias ou reações adversas à tinta, então o cuidado é extremamente necessário”, complementa.
Quanto tempo a tatuagem não pode pegar sol?
A recomendação de Mayla é clara: “Evitar o sol por pelo menos 30 dias após fazer uma tatuagem, porque esse período é necessário para permitir que a pele cicatrize adequadamente e minimize o risco de complicações como inflamações, infecções ou alterações na pigmentação.”
Pode passar protetor solar na tatuagem?
Não só pode, mas, segundo as especialistas, deve. Patricia explica que o protetor solar é essencial, mas, se não for usado corretamente, não irá adiantar muita coisa.
A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) indica que o FPS mínimo recomendado é 30, “mas para tatuagens, especialmente as mais recentes ou expostas constantemente ao sol, o ideal é optar por um FPS 50 ou mais. Isso ajuda a prevenir o desbotamento das cores e os danos causados pelos raios UV”, explica a esteticista.
Como proteger a tatuagem do sol?
Alguns cuidados diários ajudam a proteger a tatuagem do sol e a hidratação é um dos segredos que a preservam por mais tempo, afirma Patricia. “Eu recomendo produtos com ingredientes como aloe vera, ácido hialurônico, pantenol e ceramidas, porque ajudam a manter a pele saudável e hidratada. Aplique o hidratante diariamente, preferencialmente após o banho.”
Já Mayla ressalta a importância da proteção contínua. “Usar diariamente o protetor solar com FPS alto, hidratar a pele e evitar exposição solar prolongada são cuidados indispensáveis. Manter uma dieta equilibrada e evitar produtos irritantes na área tatuada também contribuem para a preservação da tatuagem.”
O que colocar na tatuagem para proteger?
Além do protetor solar, Patricia comenta que produtos específicos para tatuagens, como pomadas cicatrizantes, podem ser úteis logo após o procedimento.
“Eles são formulados para otimizar a cicatrização. No entanto, no dia a dia, a combinação de um bom protetor solar e um hidratante de qualidade é suficiente para manter a pele saudável e a tatuagem bem preservada”, fala.
O que fazer para a tatuagem não perder a cor?
Como ambas as profissionais explicaram, tatuagens coloridas tendem a desbotar mais rapidamente com a exposição solar, “então exigem atenção redobrada com o protetor solar”, diz Patricia.
“Já as tatuagens em preto e branco também sofrem danos com o sol, mas a percepção do desbotamento é menor”, conta. Em ambos os casos, o uso de protetor solar e hidratantes adequados é indispensável.
Leia também:
Protetor solar tem validade? Saiba quando parar de usar