Quer dizer que você também não sabe como começar a cuidar do cabelo? Muitas mulheres passam por isso e não é exagero dizer que o mercado de cosméticos e as redes sociais colaboram em manter essa dificuldade – afinal, quem nunca se deparou com uma prateleira enorme de produtos e ficou em dúvida de qual levar para casa?
Ou, então, entrou de cabeça no assunto através da internet, assistiu a vários vídeos e, no final, acabou mais confusa do que estava antes. De novo, isso é totalmente normal e é por isso que estamos aqui, até porque ninguém aprende nada sem antes estudar muito do assunto.
Pensando em você, que quer começar a cuidar do cabelo, AnaMaria reúne especialistas da Salon Line, Keune Haircosmetics e Truss Professional, que trazem dicas – básicas, mas essenciais – de como iniciar o processo de autocuidado, só que agora nos fios!
Fiz o shaggy hair e porque você também deveria aderir à tendência!
Conheça o seu cabelo
Antes de iniciar o nosso guia, algo precisa ser reforçado: não há como iniciar qualquer tratamento ou escolher algum produto sem conhecer o seu tipo de cabelo. “Entender o cabelo é essencial para iniciar a rotina de cuidados capilares, pois cada textura tem suas necessidades e particularidades”, explica William Leite, embaixador da Truss.
A classificação é feita entre quatro categorias: 1ABC (lisos), 2ABC (ondulados), 3ABC (cacheados) e 4ABC (crespos). Ao identificar, observe a espessura do fio (grosso, médio ou fino) e se o cabelo tem tendência a oleosidade ou se é mais seco. “Isso pode ser feito após a lavagem, deixando o cabelo secar de forma natural para conferir a curvatura dos fios”, indica Julia Satt, gerente de haircare da Salon Line.
Outra dica, dada pelo cabeleireiro e Keune Master Talent, John Castaño, é reconhecer qual o nível de porosidade do cabelo. De acordo com ele, o brilho está relacionado a estrutura do fio e superfícies mais lisas e uniformes refletem mais luz: “Cabelos com brilho natural tem menor porosidade, enquanto os cabelos mais opacos tem maior nível de porosidade.”
O que é transição capilar? Veja como transformar o cabelo
Identifique suas necessidades
É a partir desta etapa que vamos, de fato, começar a cuidar do cabelo e talvez seja a hora em que a cabeça fique um pouco mais confusa. Sabe aquele cronograma capilar que falam tanto e você nunca entendeu muito bem? A gente explica!
O cronograma capilar é um calendário de cuidados com o cabelo que consiste em três etapas básicas, mas fundamentais: hidratação, nutrição e reconstrução. O método foi criado para durar por um período de quatro semanas e se adapta de acordo com as necessidades dos fios.
- Hidratação: etapa responsável por repor a água nos fios. Isso ajuda a manter a umidade no cabelo para que ele se torne maleável e saudável;
- Nutrição: responsável por repor os nutrientes no cabelo para preservar a barreira de proteção, tanto do fio quanto do couro cabeludo. Isso auxilia a manter a oleosidade que o cabelo precisa;
- Reconstrução: encarregada de recuperar áreas danificadas do cabelo, repondo as proteínas e queratinas que os fios perdem ao longo do tempo ou com tratamentos químicos.
Na teoria, os três passos deveriam ser feitos uma vez toda semana, de forma intercalada. No entanto, segundo Julia e John, a recomendação é outra. “O ideal é entender qual etapa o cabelo está precisando para que se possa personalizar e mesclar o cronograma de acordo com a real necessidade”, diz Satt.
Em acordo, o especialista da Keune afirma: “Cada cabelo é único. Então, o cronograma de cada pessoa será diferente e nem sempre vai precisar ter as três etapas. Para um cronograma assertivo, busque a orientação do seu cabeleireiro de confiança.”
Diluir shampoo na água é economia ou truque de beleza?
Atenção na hora de lavar!
Para começar a cuidar do cabelo, também precisamos voltar a princípios básicos, como lavar o cabelo, e ter tanta atenção com eles quanto aos novos cuidados que vamos aprendendo ao longo da vida. Um primeiro passo é essencial é fazer a escolha certa de shampoo.
Junto com o condicionador, os dois desempenham papéis que envolvem limpar, hidratar e, ainda, fazer a manutenção dos fios. “É com o shampoo que se inicia a limpeza, já o condicionador, complementa a ação do shampoo, promovendo desembaraço, maciez, brilho e selamento das cutículas”, conta Julia.
A dupla de produtos deve ir de acordo com o tipo de cabelo. “Avalie sempre antes de escolher se o seu cabelo é mais oleoso, mais seco. Se é tingido ou de cor natural. Se está com a ponta mais porosa. Tudo isso irá te ajudar a acertar na escolha”, orienta William.
E a frequência na lavagem: todo dia ou dia sem, dia não? A resposta é: depende! Segundo a especialista da Salon Line, não existe uma regra fixa e irá depender, mais uma vez, do tipo de cabelo. “Cabelos mais oleosos, por exemplo, precisam ser lavados com maior frequência. Já os crespos e cacheados, podem espaçar mais as lavagens”, ela diz.
William lembra que o couro cabeludo demora em média 24 horas para secar e recomenda evitar lavar o cabelo duas vezes ao dia. E falando em couro cabeludo, o número mínimo de lavagens, recomendado por John, é de três vezes na semana e sempre em água morna ou fria para não agredi-lo!
O que causa cabelos brancos? Mitos e verdades sobre os fios grisalhos
Dicas para começar a cuidar do cabelo
“Começar a cuidar do cabelo pode ser um desafio, e não será algo que se domina rapidamente e, está tudo bem levar um tempo para pegar o jeito de usar cada produto e descobrir quais se adaptam melhor ao seu cabelo”, tranquiliza Julia Satt, da Salon Line.
Além do básico, outras dicas ainda podem ajudar nesse processo que, com o tempo, deixar de ser tão complicado. Os três profissionais citam as seguintes:
- Evite lavar os cabelos em água quente;
- Evite usar fontes de calor com frequência;
- Tenha paciência e entenda a importância do tempo de pausa de cada produto no momento do tratamento home care;
- Procure um profissional qualificado para acompanhar mais de perto essa nova fase da sua vida;
- Invista em produtos profissionais no dia a dia para cabelos com efeito de salão;
- Consuma bastante água e alimentos saudáveis;
- Busque profissionais de confiança quando decidir fazer um processo químico;
- Evite a exposição solar para não comprometer a saúde e a cor dos fios.
Leia também:
Será que desistir da transição capilar é fraqueza?
Existe mágica? Confira se é possível fazer o cabelo crescer rápido