As franjas nunca saíram de moda e prova disso são as baby bangs, que vêm ganhado o coração das famosas nos últimos meses. Não importa a ocasião, seja em passarelas, premiações ou em uma simples foto para as redes sociais, o cabelo com franjas curtas e retas, acima da sobrancelha, cria um aspecto moderno e cheio de personalidade – e, por isso, faz tanto sucesso.
Inspiradas nos anos 50 e popularizadas por Audrey Hepburn, as baby bangs (ou, franjas curtas, na tradução literal) criam um look marcante e podem ajudar a realçar os olhos e as maçãs do rosto. “Elas tendem a encurtar a testa, proporcionando um visual mais jovem e moderno”, afima Alex Menezes, especialista e hairstylist do Mega Studio Be Emotion.
É fácil curtir uma tendência que está tem alto e por tanto tempo, mas ainda é preciso ter cuidado antes de decidir passar a tesoura. Segundo o profissional, como o estilo é bastante ousado, o cabelo com franjas curtas pode não ser adequado para todos os formatos de rosto e tipos de fio.
Adicione às franjas: Conheça os cortes para cabelos longos mais populares do momento!
Como fazer o corte e quem pode ter?
As baby bangs se adaptam melhor em cabelos lisos ou levemente ondulados por conta da textura lisa, que permite que a franja se mantenha uniforme. “Cabelos muito finos ou muito volumosos podem precisar de cuidados adicionais para manter o estilo, mas, com a técnica certa, qualquer tipo de cabelo pode funcionar”, diz o hairstylist.
O corte para franjas curtas em cabelos cacheados ou crespos, por exemplo, deve ser adaptado para acomodar o padrão de cachos. “É importante que o cabeleireiro corte a franja enquanto o cabelo estiver seco, para entender como os cachos irão se comportar, além de cortá-la um pouco mais longa, para compensar o encolhimento natural dos cachos”, explica.
Cabelos no Met Gala 2024: o que bombou na edição do evento?
Para quem quer cortar o cabelo com franjas curtas, Alex recomenda, antes de tudo, consultar um cabeleireiro experiente para saber se o corte se adequa às condições mencionadas. Agora, para não errar no pedido e conquistar as tão sonhadas baby bangs, é útil:
- Levar referências visuais, como fotos;
- Explicar claramente que deseja uma franja curta, cortada acima das sobrancelhas;
- Descrever a textura e a densidade do seu cabelo;
- Perguntar se o cabeleireiro tem experiência com esse tipo de franja.
Também é preciso estar preparada para o compromisso de fazer a manutenção regular das baby bangs – a chave, nas palavras de Alex, para dar certo. “O processo de manutenção pode exigir cortes frequentes para mantê-las no comprimento desejado e evitar que cresçam muito”, ele conta.
Em casa, a recomendação é apará-las de duas a três semanas. “Use uma tesoura específica para cabelo e corte pequenos pedaços de cada vez”, orienta o especialista, que acrescenta: “Já no salão, o cabeleireiro pode ajustar o corte e manter o formato original.”
Cabelo no outono: veja dicas para manter os fios saudáveis nesta estação!
@faick_hair Baby bang ✨✂️ #hair #haircut #fringe #milano #hairvideos #viral #beautiful #girl #tiktok #bangs ♬ Buffering – 酸菜果冻
Como finalizar as baby bangs?
O primeiro passo para finalizar as franjas e mantê-las sempre bonitas é lavar e secar o cabelo de forma regular e com bastante delicadeza. “Para evitar o acúmulo de óleo e sujeira, mas evite lavá-la em excesso, pois isso pode ressecar os fios”, aconselha. “Se somente a franja tende a ficar oleosa, lave apenas ela, ao invés do cabelo completo, para ajudar a manter o visual fresco”, completa o profissional.
Após a lavagem, nada de secador logo de cara. Alex orienta que o ideal é usar uma toalha macia para absorver a umidade. “Em seguida, secar delicadamente com um secador de cabelo em temperatura baixa, para evitar frizz“, ele complementa.
Ainda para controlar o frizz e deixar o cabelo com franjas curtas no lugar, o hairstylist recomenda utilizar produtos que ajudam a estilizar as baby bangs: “Pomadas ou ceras para controle de frizz, sprays fixadores e escovas ou pentes para modelar”. Outros cuidados também incluem não usar chapinhas ou modeladores de cachos com frequência, pois o calor excessivo pode danificar os fios delicados da franja.
Entenda: Qual o tipo de escova certo para cada tipo de cabelo?
Usar produtos de proteção solar para cabelos ou chapéus ao sair ao sol ajudam a proteger a franja dos danos causados pelos raios UV. “Em dias úmidos, considere usar um spray anti-frizz para manter sua franja sob controle e evitar que ela fique arrepiada”, ainda recomenda o especialista do Mega Studio Be Emotion.
Em cabelos volumosos, por ser mais difícil de moldar, o uso da fonte de calor, como um secador, para reduzir o volume das franjas, está liberado. “Use um protetor térmico para proteger os fios do calor excessivo. Uma escova de alisamento ou chapinha também pode ser usada para um acabamento mais liso, se desejado”, finaliza Alex.
Leia: Quando o transplante capilar é indicado para mulheres?
Veja as famosas que adotaram as baby bangs
A lista de celebridades que aderiram ao corte de cabelo com franjas curtas não é pequena e, para ajudar você a se inspirar, cada uma utiliza de acordo com o próprio estilo – confira a seleção de AnaMaria.
Luísa Sonza
Zendaya
Bella Hadid
Malu Borges
Olivia Rodrigo
E tem mais: Aprenda o passo a passo da finalização de cabelo de Giovanna Pitel!