O azeite de oliva é fácil de encontrar, tem preço acessível e não serve só para preparar e dar um toque especial na comida. Na realidade, se usado da maneira correta, esse ingrediente pode transformar seu cabelo. Antes de torcer o nariz, saiba: dá certo! Várias mulheres, inclusive, já testaram nos fios e compartilharam as fotos de antes e depois nos grupos de Facebook sobre o assunto. Por isso, conversamos com Thaís Jerez, dermatologista da Clínica Jerez (SP). Ela explicou por que o azeite pode ser um ótimo aliado da sua beleza e ainda listou os cuidados necessários para utilizá-lo.
Dicas para aplicar o ingrediente
1 Lave o cabelo com xampu.
2 Com os fios ainda molhados, divida-os em várias mechas.
3 Aplique o azeite (em temperatura normal ou depois de deixar alguns segundos no micro-ondas), sempre do comprimento até as pontas. “Não passe diretamente no couro cabeludo, porque isso aumenta a oleosidade no local. Quem tem o cabelo de comprimento médio deve usar, no máximo, duas colheres. de sopa”, explica.
4 Vai usar máscara de hidratação para potencializar ainda mais seu efeito? Adicione uma colher (sopa) de azeite, misture bem e passe mecha por mecha.
5 Ponha uma touca para absorver mais.
6 Deixe agir por cerca de 20 minutos.
7 Depois, retire o ingrediente com xampu e enxágue bem para os fios não ficarem pesados, duros ou cheirando a azeite.
Use um condicionador para finalizar.
8 Quer acabar com o frizz sem fazer hidratação? Com o cabelo já seco, coloque algumas gotinhas do azeite na palma das mãos e massageie os fios suavemente, apenas no comprimento e nas pontas, como se estivesse passando reparador de pontas. “Se for usar secador ou chapinha, aplique bem depois, para não ter perigo de queimar o cabelo!”
9 Assim como qualquer outra máscara de hidratação, a de azeite não deve ser feita todos os dias. “Aplicar o ingrediente nos fios uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias já é o suficiente para perceber o resultado”, afirma Thaís Jerez.
10 Essa hidratação é mais indicada para as mulheres que têm o cabelo ondulado, cacheado e crespo, pois são fios naturalmente mais secos se comparados com os de quem tem cabelo liso. Mas nada impede as lisas! Donas de fios danificados por conta do uso do secador e da chapinha podem – e devem – apostar! Mas saibam: a hidratação de azeite pode fazer o cabelo oleoso ficar ainda mais pesado.
Benefícios comprovados
✔ O ingrediente funciona bem por conter uma grande quantidade de ácidos graxos e de vitamina E, que hidratam o cabelo para valer. De acordo com a dermatologista Thaís Jerez, o produto consegue repor a umidade dos fios, deixando-os com um aspecto melhor: mais sedosos, leves e muito macios. E faz tão bem para o cabelo que existem xampus, condicionadores e máscaras que possuem azeite em sua fórmula. Dica que vale ouro: quando usar azeite no cabelo, lave a cabeça no tanque. Isso evitará que o seu banheiro fique cheirando a cozinha!
✔ O azeite de oliva também minimiza o frizz, o volume e as pontas duplas. “Ele reduz aquele arrepiado, pois repõe a água do cabelo. Tem um efeito hidratante muito eficaz”, diz Thaís.
Mas olha lá…
Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, concorda: usar azeite não faz mal. Porém, não recomenda. “Ele tem poder hidratante e selante, e não há nenhuma contraindicação, mas é preciso saber passar para não ficar com o cheiro impregnado nos fios. Adicioná-lo em outros produtos pode alterar as propriedades físicas ou químicas dos cosméticos”, diz.
Dica esperta
Usou azeite no cabelo? Lave a cabeça no tanque. Assim, não engordura o banheiro!