Na última semana, Bianca Andrade causou na internet ao soltar o primeiro drop de sua nova linha de maquiagem, batizada de Boca Rosa. Apesar das críticas, teve algo tão importante quanto às fórmulas que impressionou o público e que também envolve a fabricação de cosméticos: a embalagem.
Os produtos em stick já são tendência na indústria de beleza internacional há quase cinco anos e marcas como Nudestix, Clinique, Fenty Beauty, Pixi e, mais recentemente, Rhode Skin são as provas vivas disso. Agora, o mercado nacional também entra para fazer sucesso no formato.
Na posição de 4º maior mercado de beleza do mundo, o Brasil não fica longe dessa tendência. Para Carla Ramalho, criadora de conteúdo e também conhecida como Carla no Trabalho na internet, era óbvio que as consumidoras brasileiras iriam refletir esse cenário.
“Ao contrário do que as pessoas acreditam, a brasileira é lançadora de tendências e tem um papel importante na regulação do mercado. A popularização dos produtos em stick nada mais é do que um reflexo de muitos lançamentos que chegaram no Brasil e o conceito foi abraçado tanto por marcas quanto pelo público brasileiro”, explica a consultora de marketing de moda e beleza.
E é verdade, porque Boca Rosa não foi a única a criar uma linha de produtos em stick. Eduarda Pereira, gerente de marketing da categoria de bastões da Ricca diz que a ideia de construir autocuidado prático e fácil para o dia a dia foi o principal motivador para a criação dos bastões faciais da marca.
“As pessoas buscam cada vez mais agilidade e praticidade, e os produtos em sticks chegaram para revolucionar o universo de skincare atendendo aos consumidores com alta funcionalidade, economia e higiene. É possível realizar uma rotina de cuidados completa apenas com bastões faciais”, defende a profissional.
“O boom e o desejo das consumidoras por produtos multifuncionais, com acabamento natural, foram o que nos motivaram a trazer a nossa versão cremosa de blush e contorno, com foco na versatilidade e praticidade”, conta a diretora de marketing da Dailus, Carolina Bertelli.
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Vantagens dos produtos em stick
Uma das principais vantagens dos produtos em stick que a Carla destaca é a facilidade na aplicação do produto: “Conseguimos usá-los de diferentes formas. Com o pincel, com a esponja, com os dedos. Isso é algo que os produtos em pó acabam limitando o consumidor.”
Ao contrário dos produtos líquidos, a consultora fala também sobre a praticidade do formato: “Os sticks fazem menos sujeira. Já o produto líquido pode sujar a mão, as unhas e, se você não gosta de aplicar direto no rosto, talvez ainda seja necessário uma ‘plaquinha’ para depositar o produto.”
Segundo ela, o stick sintetiza a maquiagem em menos etapas. “Em um ou dois passos, você já constrói o que podemos chamar de ‘look de maquiagem’
A duração dos produtos em stick também é uma vantagem que não pode escapar.
E as desvantagens?
O que faz um produto em bastão, principalmente de maquiagem, não ser indicado para alguém? Carla esclarece que, para quem ainda não tem muita habilidade, pode ser um pouco complicado de trabalhar com ele e dificultar a aplicação do produto.
“O primeiro gesto das pessoas ao aplicar o blush em stick, por exemplo, é friccionar direto no rosto, o que pode ‘abrir um buraco’ na base, mas temos que ter um cuidado diferente. Com o pó é mais fácil, porque não corremos o risco de prejudicar a maquiagem que está por baixo”, ela alerta.
Mas, afinal, em quais produtos em stick investir? Já sabemos que o mercado está cheio de alternativas e, para que você não arrisque colocar seu dinheiro no lugar errado, AnaMaria separou algumas opções que podem valer a pena! Confira abaixo:
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