Cuidar dos cachos é uma tarefa fácil? Sabemos que não – isso, claro, de acordo com os todos os tutoriais que vemos na internet de produtos, dicas e vários cuidados com o cabelo cacheado, que parecem não acabar mais.
E, não é à toa, pois a forma como tratamos nossos fios também impacta no visual deles, especialmente quando falamos do cabelo cacheado. Para aprofundar nosso conhecimento, AnaMaria conversa com a Vivian Artigas, diretora de Marketing, Inovação e Produtos da Braé Hair Care, que nos explica qual deve ser o passo a passo – desde a lavagem até a hora de dormir – dos cuidados com o cabelo cacheado.
Como lavar o cabelo cacheado?
A lavagem não deixa de ser essencial apenas por se tratar de cabelos cacheado, mas, caso seja feita de forma excessiva, pode deixar os fios ressecados, frágeis e quebradiços. A profissional diz que, devido à sua estrutura, os óleos naturais do couro cabeludo não chegam com facilidade ao comprimento e às pontas.
“A dica é higienizá-los de duas a três vezes por semana, de acordo com a necessidade de cada fio, e com produtos com propriedades hidratantes e nutritivas”, afirma. Já o ondulado, ela indica lavá-lo de 3 a 4 vezes por semana, sempre com produtos específicos para esse tipo de fio. “Assim, o cabelo se mantém limpo sem que haja a perda da oleosidade natural dos fios”, complementa.
Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes
Condicionador ou máscara?
O momento da hidratação é uma das etapas mais importantes para o cacheado. Tanto o condicionador quanto a máscara capilar são essenciais e um não substitui o outro, como muitas pensam. Enquanto o primeiro sela as cutículas capilares, promove maciez e brilho, a segunda, por ser rica em ativos, oferece um tratamento profundo na rotina de cuidados com o cabelo cacheado.
“A máscara possui uma concentração de ativos superior ao condicionador e deve ser aplicada logo após o shampoo para garantir uma melhor absorção. Esses ativos penetram na fibra capilar e oferecem um tratamento profundo, seja de hidratação, nutrição ou reconstrução”, explica Vivian.
A indicação, portanto, é combinar os dois produtos e fazer uso da máscara capilar de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de dano dos fios, para potencializar o resultado do condicionador a cada lavagem.
Outra dica, dada pela profissional, é utilizar máscaras com diferentes benefícios, de forma intercalada, durante as lavagens, seguindo um cronograma capilar personalizado: “Isso garante as necessidades dos fios: hidratação (reposição de água), nutrição (reposição de lipídios na fibra capilar) e reconstrução (reposição de proteínas e aminoácidos essenciais).”
Como pentear os cachos?
Chegou a hora de pentear os fios e quem tem cabelo cacheado já está cansada de saber que é quase um crime esfregar ou friccioná-lo com a toalha – isso os danifica e causa o temido frizz. Então, como pentear o cabelo cacheado?
“Para manter os cachos definidos, penteie o cabelo cacheado apenas quando estiver molhado, debaixo para cima e utilize um pente de dentes largos. Para evitar a quebra e o frizz, não é indicado pentear os cachos quando estiverem secos.”, conta a diretora de marketing da Braé.
O que causa cabelos brancos? Confira os mitos e verdades dos fios grisalhos
Produtos desembaraçantes, como leave-ins, que possuem ativos para hidratar e definir os cachos, são grandes aliados nesse momento, pois, além de tratar, modelar e, segundo a especialista, “dar o toque final perfeito”, eles também evitam que os fios embaracem.
Como finalizar o cabelo?
Enfim, o momento polêmico: secar ou não o cabelo cacheado? Eis a questão! No fim das contas, é uma decisão que precisa partir da pessoa que irá usar o cabelo – ou seja, você. Seja como for, os cuidados com o cabelo cacheado precisam ser os corretos.
Deixar o cabelo secar naturalmente é a melhor opção para não danificar os fios. Mas, se a preferência for utilizar fontes de calor, deve ser feito com moderação para não prejudicar a saúde do cabelo. Opte por difusores acoplados no secador, que reduzem o impacto do calor nos cachos, e pela temperatura e potência mínimas.
Michele Muniz exalta o cabelo cacheado e diz: ‘Minha assinatura’
Seja óleo capilar, leave-in, creme para pentear, sérum, os finalizadores podem e devem estar na rotina de cuidados das cacheadas e crespas. “Com diversas finalidades, eles podem ser usados nos cabelos úmidos ou secos, e conferem resultados diversos – desde a facilidade para desembaraçar, selagem das pontas, controle de frizz, proteção térmica até hidratação e nutrição”, orienta Vivian.
Aposte na touca de cetim
É a hora de dormir e ninguém quer ter pesadelos com o day after, conhecido também como o dia após a lavagem. “Para quem não quer acordar com o cabelo amassado, a touca de cetim é uma ótima opção, pois, ao atritar com os fios, a fricção é menor, causando menos frizz, queda, formação de nós, ajudando também na manutenção do formato dos cachos”.
A fronha desse tecido ainda pode ser usada diariamente – não é à toa que as meninas do BBB não tiram o apetrecho da cabeça. Durante o sono, ela ajuda a manter a hidratação e a preservar a formação dos cachos e, ao longo do dia, o acessório pode ser usado para manter o penteado até a hora certa.
Um lembrete importante é que a touca de cetim não deve ser utilizado quando os fios estão úmidos ou, principalmente, molhados. “Isso pode abafar o couro cabeludo, deixando-o mais suscetível a problemas como proliferação de fungos e bactérias”, alerta a profissional.
Cuidado na hora de prender os cabelos
Ao utilizar a touca de cetim, algumas pessoas podem optar por fazer torções no cabelo, a fim de acordar com ondulações perfeitas, mas tome muito cuidado na hora de prendê-lo, momento em que a tensão e o peso do cabelo podem quebrá-lo e, até, causar lesão nos folículos capilares.
“Quando for fazer rabos de cavalos ou qualquer penteado, tenha cuidados para não puxar muito forte”, diz a diretora. O ideal é prender o cabelo mais “frouxo” e com elásticos revestidos em tecido, pois, além de evitar a quebra, também não deixam os fios marcados.
Veja 5 cortes para cabelos cacheados que nunca saem de moda
Escolha os produtos certos
Última etapa, mas não menos importante: a escolha dos produtos. Não é exatamente um passo a passo que você deve incluir na rotina, mas, sim, antes mesmo de iniciar os cuidados com o cabelo cacheado. “A melhor forma de proporcionar aos cachos o que eles precisam é investindo em produtos indicados para seu tipo de curvatura“, afirma Vivian.
As dicas para saber se um produto vale o investimento é: “Verifique os ingredientes, as avaliações de outros consumidores e considere a reputação da marca. Produtos de alta performance costumam ter ingredientes benéficos e ideais para o seu tipo de cabelo.”
Ao contrário do que nós podemos pensar, não é obrigatório usar produtos da mesma linha, mas, ela diz que isso pode potencializar os resultados: “Os componentes de cada produto se complementam para oferecer aquilo que os fios precisam no momento. No entanto, vale lembrar que o mais importante é escolher produtos adequados às necessidades e ao tipo de cabelo.”
Leia também:
Como ter o cabelo de Céline Dion? Cortes, finalizações e muito estilo
Vai mudar o cabelo? Veja qual o corte de franja para cada tipo de rosto