Além da tradicional confraternização de final de ano, sua empresa costuma far festas para os funcionários em momentos icônicos, como o aniversário da firma? Celso Bazzola, diretor da BAZZ Estratégia e Operação de RH, ensina como aproveitar a ocasião sem pisar na bola!
1 – Na dúvida, vá! Mesmo se não estiver tão animada para o evento, trata-se de um momento descontraído para celebrar as conquistas – e também de uma oportunidade para ampliar sua rede de contatos. Estar presente demonstra seu interesse pelos assuntos da empresa e melhora sua imagem com os colegas.
2 – Não foi possível comparecer? Ainda assim, agradeça o convite e informe o motivo pelo qual você não poderá estar com os demais.
3 – Tente não se atrasar. Se chegar muito tarde, é possível que algumas pessoas já tenham ido embora. Dessa maneira, você não poderá cumprimentar a todos.
4 – Não exagere nos drinques! Esse é um dos erros mais comuns nas confraternizações empresariais. Alterada pelo álcool, você pode acabar falando ou fazendo algo que pode manchar sua reputação. E nada de dirigir depois da festa, hein?
5 – Evite os grupinhos. Colabore para que o ambiente seja de igualdade e circule pelo evento, procurando se relacionar com todos os presentes.
6 – Use roupas condizentes. Se a confraternização for à noite, tudo bem usar uma roupa com detalhes brilhantes ou um salto alto – desde que o decote não seja exagerado e o restante das peças não seja curto ou justo demais.
7 – Percebeu que um colega está exagerando? Você pode ajudá-lo de forma sutil. Caso ele tenha se exaltado na conversa ou dito algo que não soou bem, tente desviar a atenção dos demais para outro tema.
8 – Evite dançar de maneira extravagante ou demonstrar interesse por algum colega de trabalho durante o evento – afinal, as outras pessoas podem perceber!
9 – Procure falar sobre temas neutros. Evite discussões acaloradas, assuntos polêmicos e fofocas sobre os demais funcionários.
10 – Escolha a hora de ir embora. Seus chefes acabaram de deixar o local? Aguarde um pouco antes de sair, para não parecer que você só estava lá para causar uma boa impressão.
11 – Pense bem antes de agir. Lembre-se de que depois da festa você continuará convivendo diariamente com as pessoas que estavam lá. Evite constrangimentos no dia seguinte!