segunda-feira,30 junho , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Descomplica

Celular com defeito e assistência não resolve; e agora?

Da Redação Por Da Redação
24/03/2019
Em Descomplica
Shutterstock

Shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Sim, o Código de Defesa do Consumidor prevê a possibilidade de troca do produto. Mas, para isso, alguns requisitos são exigidos. 

Primeiro, o celular deve estar dentro do prazo de garantia fornecido pela empresa que fez a venda ou dentro do prazo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. 

PROPAGANDA

Estando dentro da garantia, a legislação prevê o prazo de 30 dias para que o defeito do aparelho seja sanado pelo fornecedor e que o produto seja entregue ao consumidor em perfeitas condições de funcionamento. 

LeiaMais

Unsplash/Unseen Studio

Vai estudar para concursos públicos? Confira essas dicas valiosas

10/09/2024
Unsplash

Sem desperdício: veja dicas para não jogar comida fora nas festas de fim de ano

19/12/2023

Caso o fornecedor não resolva o problema no prazo de 30 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode exigir,
alternadamente e conforme sua escolha, as seguintes possibilidades:

PROPAGANDA

1) A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de funcionamento.

2) A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

PROPAGANDA

3) O abatimento proporcional do preço para adquirir outra mercadoria.

Vale lembrar que, caso o problema ocorra diversas vezes, o prazo de 30 dias se mantém a cada vez que o produto é levado à assistência. Ou seja, se a assistência demorar 15 dias para consertar a primeiravez em que o produto foi recebido, terá somente mais 15 dias se o produto apresentar defeito novamente. 

Vale lembrar também que o prazo de garantia previsto na lei para produtos duráveis (como o celular) é de 90 dias. 

Além deste prazo, considera-se cumulativamente o prazo de garantia dado pelo fornecedor, que geralmente gira em torno de um ano.

Seja rápida e organizada
Não vacile: assim que aparecer o defeito no seu celular, entre em contato com a empresa para exigir a solução. Além disso, não
esqueça de anotar todos os protocolos de atendimento que comprovam a data em que a empresa tomou ciência do defeito do aparelho. Também é importante guardar a nota fiscal da compra e o comprovante da ordem de serviço. Isso ajudará na troca.

Ética em primeiro lugar
A garantia estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor não cobre os defeitos do produto oriundos por mau uso do consumidor, comopor exemplo, em caso de queda do celular por negligência do proprietário. Cuide bem do que comprou!

HECTOR BASABE Advogado pós-graduado pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná. Sócio-fundador do escritório Araújo, Basabe e Zeni Advogados e coautor do site Homem Justiça. Acompanhe: www.homemjustica.com.br
 

Tags: Descomplica
ANTERIOR

Túlio Gadêlha convida Fátima Bernardes para uma de suas aulas

PRÓXIMO

O que faço se uma espinha ficar muito inchada?

Da Redação

Da Redação

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

baby botox

Glow up ou exagero? Entenda os riscos do Baby Botox

30/06/2025
Quanto custa um traslado de corpo? Foto: Divulgação Redes Sociais

Quanto custa um traslado de corpo para o Brasil?

30/06/2025
Ilustração de Singapura - Créditos: depositphotos.com / surangastock

Essas cidades estão anos-luz à frente em tecnologia e inovação

30/06/2025
Bella Campos e Taís Araujo - Créditos: Imagem divulgação Instagram/@bellacampox

Este tipo de corte virou a nova febre nos salões e já é tendência entre as brasileiras

30/06/2025
êta mundo melhor

Sérgio Guizé sobre voltar a viver Candinho em ‘Êta Mundo Melhor’: ‘Cuidado com as costas’

30/06/2025
imunidade baixa no inverno

Cansaço e gripes frequentes? Saiba como turbinar sua imunidade no inverno

30/06/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas