quinta-feira,11 setembro , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Descomplica

Arquétipos femininos: Valeska Bruzzi explica como a psicologia pode influenciar na sua aparência

Da Redação Por Da Redação
04/10/2021
Em Descomplica
Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Quando falamos em mudança de visual, a primeira coisa que vem à mente é o bem estar e a autoestima. Entretanto, existem mais coisas que devem estar presentes nessa escolha. Um exemplo, é a energia dos arquétipos utilizados nessa nova versão, ou seja, a informação que se deseja passar com o novo visual e a energia de transmissão ao outro através da aparência. 

A maneira que nós nos apresentamos é um tipo de comunicação que transmite ao receptor muitas informações na qual nem é preciso explicação, afinal já está no subconsciente coletivo. 

PROPAGANDA

A especialista em marketing digital e coach de autoajuda Valeska Bruzzi explica que arquétipo é o conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados à um personagem ou papel social. Eles estão presentes dentro de cada indivíduo, já que cada pessoa possui um inconsciente único, baseado em suas vivências. Isso se mistura com o inconsciente coletivo, gerando assim uma leitura arquetípica para cada pessoa. 

LeiaMais

Unsplash/Unseen Studio

Vai estudar para concursos públicos? Confira essas dicas valiosas

10/09/2024
Unsplash

Sem desperdício: veja dicas para não jogar comida fora nas festas de fim de ano

19/12/2023

Então, basta entender qual dos arquétipos se encaixa mais para a mensagem que se deseja passar.  “A frase ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ nunca fez tanto sentido”, reforça Valeska à AnaMaria Digital.

PROPAGANDA

Para alguém que deseja dar um up na marca pessoal ou até mesmo em seu negócio próprio, uma mudança de visual pode ser benéfica. Sobre isso, Bruzzi dá algumas dicas para quem deseja mudar o visual e passar informações através dele.

Confira!

PROPAGANDA

CABELO, FEMINILIDADE E CONTOS DE FADA
O primeiro passo para começar a entender como os arquétipos estão presentes em nossa aparência física é entender o conceito do cabelo e da feminilidade. Um exemplo são os próprios contos de fadas, tal como explica Valeska.

“O cabelo em geral representa a feminilidade no nosso imaginário, principalmente os cabelos mais longos. Nos contos de fadas, por serem profundamente arquetípicos, as princesas são sempre retratadas com cabelos longos. A única exceção é a Branca de Neve, que usa um corte ‘chanel’, mas não curto reto”, destaca.

Valeska aponta que durante os mais de 100 mil anos de história, a humanidade sempre seguiu por esse caminho. Uma das justificativas é de que o cabelo longo mudava o rosto feminino, além de não atrapalhar as moças em suas funções, que significava cuidar da casa e dos filhos.

Mesmo que a ideia do feminino tenha sofrido constantes mudanças ao longo dos séculos, o desejo de trazer o arquétipo da “mãe” e da energia materna, segue mais forte pelo caminho das madeixas longas.

A HEROÍNA
Foi por volta da primeira guerra mundial em que as mulheres começaram a experimentar novos visuais. Cortaram o cabelo e deixaram para trás roupas justas e corpetes.

Tal mudança no visual foi responsável não só por derrubar o arquétipo da feminilidade como também o arquétipo da amante (as roupas mais sensuais). Surge então a imagem da ‘heroína’, da mulher que vai para o mercado de trabalho e exala a ‘masculinidade’ da moça que vai para a guerra.

Valeska explica: ”Isso não tem a ver com performar o masculino, mas com ativar a masculinidade (animus) que todas as mulheres possuímos.”

CABELOS CURTOS
Entretanto, engana-se quem pensa que apenas a heroína pode ser representada pelo cabelo curto. 

São diversos os arquétipos evocados com esse tipo de cabelo. Alguns deles são, por exemplo, o da maga, da criativa, da fora da lei, etc. Esses arquétipos foram determinados por conta da fuga do que, até então, era considerado como feminino.

Valeska exemplifica os arquétipos com uma experiência pessoal: antes, quando adotou a “heroína”, passou uma imagem diferente do período que estava de fato vivenciando.

“Quando eu quis adorar o arquétipo da heroína, adotei alguns códigos que eu leio como o do herói”, explica Bruzzi. “Quando eu joguei a pirada do arquétipo do amante (coloquei algumas roupas mais justas e decotadas) foi uma loucura total”, completa.

Comercialmente, Valeska teve seu maior êxito após adotar o arquétipo da amante. Mas ela ressalta as críticas negativas que recebeu: “Fiz o primeiro milhão em menos de um minuto de vendas, mas recebi muito ‘hate’ também. Depois, retornei para o arquétipo da mãe, com o cabelão longo”.

Tags: aparênciaarquétiposAutoajudaDescomplicaValeska Bruzzi
ANTERIOR

Julio Rocha leva esposa para jantar em posto de gasolina: ”Prometi levar a um lugar caro”

PRÓXIMO

Fernanda Gentil sobre ciúmes em relacionamento: ”Já melhorei muito’’

Da Redação

Da Redação

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

beatriz reis

Beatriz Reis rasga a orelha com brinco no The Town; saiba o que fazer

11/09/2025
Esse é o melhor perfume de flores tropicais que você deve experimentar

Esse é o melhor perfume de flores tropicais que você deve experimentar

11/09/2025
Realismo histórico retratando os horrores da guerra com fidelidade

Minissérie de 3 episódios foi indicada ao Oscar e passou despercebida

11/09/2025
tata werneck

Globo bate martelo e define futuro de Lady Night com Tata Werneck

11/09/2025
queda de cabelo por estresse

Queda de cabelo por estresse: o que fazer?

11/09/2025
Beleza Fatal 2

‘Beleza Fatal 2’: tudo o que sabemos sobre a sequência da novela da HBO

11/09/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas