É fácil perceber os erros e falhas nas pessoas ao nosso redor, mas muitas vezes esquecemos de refletir sobre os nossos próprios comportamentos, principalmente nas amizades. Mesmo sem a intenção de prejudicar, podemos acabar sendo uma amiga tóxica, com atitudes que machucam quem mais amamos. Saiba como não ser uma amiga tóxica!
Às vezes, um gesto impensado ou uma reação inadequada pode criar um distanciamento desnecessário. Isso que mostra David Robson, escritor de ciências premiado e autor do livro “As Leis da Conexão: Os Segredos Científicos de Construir uma Forte Rede Social”, em tradução literal.
Em seu livro sobre a ciência das conexões sociais, Robson conta que alguns tipos de relacionamentos, como aqueles com amigos que são imprevisíveis, podem afetar ainda mais nosso bem-estar do que aqueles com pessoas abertamente negativas.
Como não ser uma amiga tóxica?
Por sorte, a ciência nos oferece dicas valiosas para evitarmos ser uma amiga tóxica. Confira a seguir atitudes simples que podem melhorar suas amizades.
Esteja atenta às suas reações
Nenhuma amiga gosta de viver na dúvida, sem saber o que esperar do comportamento da outra. Quando nossas atitudes são imprevisíveis ou reações não são confiáveis, podemos causar estresse emocional nas pessoas que mais amamos. Aprender a controlar nossos humores e ser mais previsível nas respostas pode evitar que sejamos vistas como uma amiga tóxica, gerando mais confiança no relacionamento.
Cuidado com a ilusão da transparência
Achamos que os outros sabem o que estamos sentindo, mas muitas vezes não é bem assim. Isso pode levar a um erro simples, mas grave: o de não expressarmos nossa gratidão e carinho. Evitar essa “ilusão da transparência” e se esforçar para demonstrar seu apreço de forma clara ajuda a fortalecer os laços de amizade e evita que sua amiga se sinta negligenciada ou subvalorizada.
Peça desculpas quando necessário
Nós todos erramos, mas pedir desculpas de forma sincera é uma atitude que fortalece qualquer amizade. Muitas vezes, os obstáculos para pedir perdão são baseados em inseguranças ou medo de aumentar o sofrimento. No entanto, um pedido de desculpas verdadeiro e reflexivo pode curar feridas e restaurar a confiança. Reconhecer a falha e se comprometer a não repetir o erro é o que separa uma amiga tóxica de uma amiga que realmente se importa.
Sendo uma boa amiga
Amizades são uma das partes mais preciosas da nossa vida, e é possível cultivar relações saudáveis e duradouras com atitudes simples. Veja atitudes que te transformam em uma amiga.
Valide os sentimentos das suas amigas
Todo mundo passa por momentos difíceis, e quando uma amiga desabafa, é importante ser empática e validar seus sentimentos. No entanto, se você sempre concordar com ela sem incentivar a reflexão, pode cair na armadilha de ser uma amiga tóxica. Em vez de simplesmente alimentar a tristeza ou frustração, incentive sua amiga a olhar a situação sob diferentes perspectivas e a encontrar soluções. A verdadeira amizade é aquela que ajuda a crescer.
Celebre os sucessos das suas amigas
Compartilhar felicidade é tão importante quanto oferecer apoio nas dificuldades. Muitas vezes, não damos a devida atenção às boas notícias e não comemoramos as vitórias das nossas amigas. Seja uma amiga que se alegra genuinamente pelo sucesso do outro. Isso fortalece os vínculos e combate a tendência de ser uma amiga tóxica, que acaba minimizando as conquistas alheias.
Com essas dicas, você pode evitar ser uma amiga tóxica e se tornar a pessoa que suas amigas sempre vão querer ao lado delas, em todos os momentos.
Leia também:
5 tipos de amizades tóxicas que podem estar te fazendo mal e você nem percebeu
Relembre as maiores amizades da dramaturgia brasileira
Amizade: 10 ensinamentos de ‘Friends’ para levar para a vida