É incrível a dificuldade que algumas pessoas têm de lidar com opiniões opostas às suas. Mas faz parte da democracia a divergência de pensamentos e o respeito pela opinião alheia. Concordar ou discordar da ideia de alguém é um direito de todos! Mas esse direito implica o dever de respeitarmos o próximo porque ninguém é detentor da verdade.
Cada pessoa tem seu próprio ponto de vista e sua razão. Ah, se soubéssemos discutir serenamente com quem pensa e age diferente da gente… Poderíamos expor nossas ideias sem medo e, acima de tudo, refletir sobre o que nos foi dito. Assim, poderíamos inclusive cometer menos enganos. Reconheça:
nem sempre só você está certa!
Quem pensa diferente também tem suas verdades. Vamos aprender, então, a ouvir o outro com respeito? Só assim seremos ouvidas também. Num mundo tão diverso, é normal termos ideias de
todo tipo. Nem por isso vamos criar uma batalha de imposições para que uma única crença prevaleça. Como disse o presidente mexicano Benito Juárez: “O respeito ao direito alheio é a paz”. Boa semana e fique com Deus.