Maya Massafera usou o espaço em suas redes sociais na última terça-feira (16) para revelar qual foi o resultado das últimas duas cirurgias na voz e explicar quais são as diferenças entre termos atribuídos às identidades de gênero trans e travesti. Recentemente, a apresentadora passou por uma cirurgia de redesignação sexual.
Na publicação, Maya Massafera diz que entende a curiosidade sobre os resultados de sua voz, mas decide abordar outro importante tema em seguida: “Quando resolvi me transicionar, queria voltar para o útero da minha mãe, ficar mais quietinha e longe de tudo possível. Voltei para a realidade antes, porque saíram tantas matérias distorcidas que resolvi vir falar com vocês. São muitas cobranças para ver se minha voz está ‘feminina o suficiente’”, iniciou ela.
Qual é a diferença entre trans e travesti?
Maya Massafera detalha como o termo travesti, usado para designar pessoas que, assim como ela, se identificam como mulheres, sexo oposto ao nascimento, tem o mesmo significado que mulher trans.
Em seguida, a blogueira explica que a palavra travesti foi marginalizada socialmente, e muitas pessoas acreditam que ela é pejorativa ou usada para identificar mulheres que não passaram por procedimentos estéticos ou cirúrgicos para adequação de imagem, ou seja, para terem uma aparência considerada ‘mais feminina’ e dentro dos padrões. Confira o vídeo completo:
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
Transição e identidade de gênero
Nem sempre o processo de transição de gênero conta com a cirurgia de redesignação sexual, como no caso de Maya. Além do procedimento cirúrgico, a transição de gênero pode ser feita por tratamento hormonal, realizado por um médico endocrinologista. O objetivo é adequar os níveis hormonais femininos ou masculinos — estrogênio, produzido pelos ovários, e testosterona, produzido pelos testículos, conforme a identidade de gênero.
Identidade de gênero é a maneira com a qual cada indivíduo se identifica como ser social, assumindo indicações do gênero com o qual se identifica — corte de cabelo, roupas, acessórios, entre outros. Isso quer dizer que, uma pessoa que nasceu com características biologicamente masculinas, pode se identificar com o sexo feminino e vice e versa. Uma pessoa que se identifica com o mesmo gênero com o qual nasceu, é cis gênero.
Leia também:
O que é disforia de gênero? Entenda condição de Maya Mazzafera
Como funciona a transição de gênero? Entenda o processo de Maya Mazzafera
Dia Internacional contra a LGBTfobia: quais as medidas legais para se proteger da violência?