Áudios atribuídos a Ana Paula Minerato, musa da Gaviões da Fiel, estão gerando grande repercussão nas redes sociais desde a madrugada desta segunda-feira (25). Em uma conversa com o rapper KT, a radialista utilizou termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca.
Ananda se manifestou nas redes sociais: “Insegura. Bonita por fora, mas feia por dentro”. Ela criticou Minerato e prometeu tomar providências. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo”, declarou a cantora em vídeo publicado nos stories. No áudio vazado, Minerato teria chamado Ananda de “neguinha” e “cabelo duro”.
Com a polêmica, Ana Paula Minerato desabilitou os comentários em seus posts recentes e ainda não se pronunciou oficialmente. Além de perder o título de musa da Gaviões da Fiel, a influenciadora ainda foi desligada da rádio Band FM, onde trabalhava desde 2015.
vazou:
ana paula minerato sendo racista com uma mulher por causa de macho
que nojo e vergonha de ter gostado dela: https://t.co/Ztz8QxdcKP pic.twitter.com/Motx5ikSe9
— gael (@uaigael) November 25, 2024
Pronunciamento de Tati Minerato
Irmã de Ana Paula, Tati Minerato fez questão de se posicionar contra as declarações atribuídas à familiar. Em uma publicação nas redes sociais, Tati destacou sua rejeição a qualquer forma de racismo e relembrou sua trajetória no samba, marcada pela valorização da cultura negra.
“Desde criança, em minha família, fui ensinada sobre a importância do respeito ao próximo. Minha mãe, Dona Sílvia, foi uma figura central nesse processo, sempre nos mostrando o valor de tratar todas as pessoas com igualdade e dignidade”, escreveu nos stories.
“Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito”, continuou Tati.
“Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa. Meu compromisso será sempre com o respeito, a inclusão e a igualdade”, afirmou.
Comunicado oficial da Gaviões da Fiel
A escola de samba Gaviões da Fiel anunciou o desligamento de Ana Paula Minerato em nota oficial. No comunicado, a agremiação destacou sua postura firme contra o racismo e reafirmou o compromisso com valores como respeito, inclusão e igualdade.
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista”, diz o texto.
Vale lembrar que, no Carnaval 2025, a Gaviões da Fiel irá apresentar o enredo Irin Ajó Emi Ojisé (A Viagem do Espírito Mensageiro). O tema principal são os rituais com máscaras, um símbolo da diversidade das etnias africanas.
Demissão de Ana Paula Minerato
Além de ter sido desligada da escola de samba, a emissora Band também emitiu uma nota repudiando as declarações da radialista e anunciou sua demissão. Confira o comunidado enviado pela assessoria:
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.”
Leia também:
Como as escolas devem agir em casos de racismo entre alunos? Filha de Samara Felippo foi vítima
O que é racismo estrutural? Entenda o termo que Wanessa Camargo usou para se desculpar