Quem nunca tomou um chazinho de ervas feito por uma vovó benzedeira? Na verdade, as mulheres sempre ouviram a natureza e, graças às suas habilidades, transformaram ervas, plantas e energias de cristais para ajudar em alguma mazela. E é essa ancestralidade que a escritora e pesquisadora, Paige Vanderbeck, traz em seu livro Bruxaria Natural (Ed. Mantra). “A bruxaria natural é uma prática e um estilo de vida, e também uma relação entre você e a Terra. Esta ampara você, lhe dá sustento e cura, e você retribui. Quanto mais você investe em sua relação com a Terra, mais obtém retorno dela”, revela. A obra traz ferramentas para deixar sua vida positiva, seu lar mais protegido e ter mais saúde.
Confira algumas delas.
MANJERICÃO
É fácil de cultivar, colher ou comprar. Sua energia geral é positiva e boa para atrair dinheiro e amor. Mantenha um pé de manjericão junto à porta de entrada para garantir que você sempre esteja no seu melhor lugar quando sair e retornar ao lar.
CAMOMILA
Pode ser adicionada a banhos e misturas de incenso para proporcionar um sono tranquilo, sem perturbações por entidades espirituais e pesadelos. Sua disposição luminosa é perfeita para a atração de boa sorte e dinheiro, romper a escuridão e garantir a cura física e emocional.
ALECRIM
“É a joia do Mediterrêneo. Na Itália, diz-se que cresce perto da casa onde vivem mulheres fortes. Ele pode ser associado a banhos, saquinhos de mão e misturas de incensos também para honrar e homenagear os mortos”.
LOURO
“As folhas são instrumentos mágicos poderosos. Podem ser queimadas sozinhas ou em misturas de incenso, e levadas consigo como talismãs, pois atraem boa sorte e bênçãos, ao mesmo tempo em que protegem contra tudo o que é negativo ou assustador. Escreva um desejo em uma folha de louro e queime-a em seguida, para garantir que se realize”.
MENTA
“Embora cada tipo tenha suas propriedades características, todos têm conexão com dinheiro e prosperidade, viagens e comunicação. Você pode usar a menta fresca, seca ou na forma de óleo de variados modos, de banhos a incensos , além de sprays para ambientes. Alguns tipos têm um forte aroma mentolado, que é ótimo para remover bloqueios espirituais e emocionais que impeçam que suas intenções se concretizem”.
AMULETO SAGRADO
Em muitas casas, é possível notar sinais de fé e proteção para quem mora nelas. Pode ser um Espírito Santo pendurado na entrada da porta, um olho grego, até mesmo um vaso de planta que visa trazer alguma felicidade. Paige Vanderbeck mostra como fazer um patuá para o seu lar:
Saquinho de proteção cimaruta
“Cimaruta é um amuleto da cultura popular italiana usado como ornamento ou pendurado em casa para conferir proteção contra o mau-olhado. O saquinho mágico inclui arruda seca e talismãs de proteção. O nome do amuleto de proteção deriva de Saturno, planeta que rege os limites e, por isso, é mais efetivo confeccioná-lo em uma noite de sábado (dia consagrado a esse planeta), em sua própria cozinha, que é um lugar de poder na magia popular italiana”.
Você vai precisar de:
- Saquinho de flanela vermelho, preto ou azul-cobalto
- Arruda, alecrim e verbena secos
- Amuletos ou contas na forma de lua crescente, mão e olho
- Cordão de cânhamo
- 1 chave antiga
Passo a passo:
Coloque 2 pitadas de arruda no saquinho e aspire o odor. Depois, adicione 1 pitada de alecrim para afastar a energia negativa e invoque a ajuda de ancestrais. Em seguida, 1 pitada de verbena para reforçar a proteção. Acrescente seus amuletos. Pode ser tudo que lhe transmita a sensação de proteção, como a lua crescente, que é símbolo da orientação divina e intuição; mão, para deter praga ou pessoas que lhe desejam mal; e nazar ou olho turco, que protege contra o mau-olhado. Ative o amuleto cuspindo de leve três vezes no saquinho. Imagine a arruda revivendo e envolvendo com seus ramos os amuletos do saquinho. Enrole três vezes a boca do saquinho com o cordão de cânhamo e prenda junto à chave, para garantir que seu encantamento de proteção não impeça que portas boas se abram para você.