Amados, um domingo abençoado a todos vocês, cheio da paz de Jesus e especialmente hoje, repleto do amor de Maria, porque hoje estamos celebrando um acontecimento especial, a Assunção de Nossa Senhora!
O dia da Assunção de Nossa Senhora é 15 de agosto, mas por se tratar de uma data tão sublime, tão diferenciada, esta solenidade é celebrada no domingo seguinte a data. Tamanha a importância deste acontecimento, o dia da assunção de Maria é feriado nacional em mais de 20 países.
Portanto, hoje, com os corações preenchidos de uma imensa alegria, vamos orar com toda nossa entrega e confiança, depositando com toda a confiança, nossas esperanças nas mãos da Mãe de Jesus, da Mãe de todos nós, Maria Santíssima.
Diz uma oração referente a data: “Deus eterno e todo poderoso, que elevastes à glória do Céu, em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria, mãe do Vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos de toda a Sua glória”.
São muitos os textos e manuscritos datados dos séculos I, II e III, que narram este acontecimento. Além de apócrifos do século IV, V e VI. A história nos mostra que em 15 de agosto do ano de 43 depois de Cristo, Maria estava dormindo, quando teria chegado a hora de seu sono eterno. Porém, após seu último repouso, foi despertada enquanto era levada ao céu, por uma legião de anjos de Deus.
Esta devoção ganhou força e se espalhou por todo o mundo. No século VI, já acontecia em Jerusalém, uma festa ligada a este fato, denominada Festa da Dormição ou Trânsito de Nossa Senhora. No Ocidente, a partir do século VII Roma passa a celebrar a data. Rapidamente a solenidade passou a ser lembrada também na França e na Inglaterra, já com o nome de “Assunção de Santa Maria”.
Já em 1946, após receber centenas de pedidos, o Papa Pio XII fez uma consulta com os bispos do mundo inteiro sobre a proclamação deste dogma e perante uma resposta quase unânime, o dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado no dia 1º de novembro de 1950, diante de centenas de fiéis no Vaticano.
Por isso hoje vamos orar nos entregando por completo e confiando na mãe de Jesus, naquela que se transformou em símbolo de amor, de misericórdia, de compreensão e de entendimento.
Nossa Senhora, mãe de Jesus, rogai por nós!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a Nossa Senhora da Assunção
Ó Maria Santíssima, ao celebrarmos a sua Assunção em corpo e alma à glória dos Céus, suplicamos que nos ajude a viver com fé e esperança neste mundo, procurando sempre e em todas as coisas a edificação do Reino de Deus.
Nossa Senhora, assunta aos Céus, ajudai-nos a abrir-nos à presença e à ação do Espírito Santo, Espírito Criador e Renovador, capaz de transformar os nossos corações.
Ó Senhora da Assunção, ilumina as nossas mentes acerca do destino que nos espera, a alegria eterna na Pátria celeste, da dignidade de cada um de nós e da nobreza dos nossos corpos e das nossas almas, que poderão um dia estar convosco na glória dos Céus.
Virgem Maria, elevada aos Céus, mostra-te a todos nós como Mãe de esperança! Mostra-te como Rainha da Civilização do amor! Amém!
TURISMO CATÓLICO – Matriz Paroquial Assunção de Nossa Senhora, São Paulo – SP
Hoje destacamos uma bela igreja da região do Jardim Paulista, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a Matriz Paroquial Assunção de Nossa Senhora. A pedra fundamental foi abençoada em 6 de fevereiro de 1934.
Um fato curioso é que a igreja é uma réplica da capela de um mosteiro do século XII, cuja a planta foi trazida por religiosas da Bélgica. A Paróquia foi criada em fevereiro de 1967.
Leia mais:
Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera!
Jesus, dai-nos um coração semelhante ao vosso!