Pensar em ideias para quarto de bebê do futuro membro da família é, talvez, uma das partes favoritas durante o período da gestação. Imaginar como será o ambiente, quais serão as cores e o tema parece fácil, mas sem um planejamento pode ser uma tarefa estressante.
O projeto de um quarto de bebê envolve várias etapas. A especialista em quartos infantis do ateliê Sonhos de Ninar, Giovana Cristine, afirma à AnaMaria que, além de coletar ideias e inspirações, é preciso ter em mente as seguintes prioridades:
- Segurança ao escolher móveis e acessórios sem cantos afiados, com materiais não tóxicos e estáveis;
- Funcionalidade para facilitar a rotina dos pais, incluindo áreas específicas para dormir, trocar fraldas, amamentar e armazenar roupas e brinquedos;
- Conforto do bebê para criar um ambiente acolhedor com iluminação adequada, ventilação e temperatura controladas.
Agora é a hora da parte divertida: a escolha do tema ou estilo que reflete a personalidade dos pais e que acompanhará boa parte dos primeiros anos de vida do bebê. Para te ajudar na busca, AnaMaria separa quatro ideias para quarto de bebê e outras dicas de montagem e organização.
Ideias para quarto de bebê feminino
Para um quarto de bebê feminino, o projeto pode ser pensando para trazer leveza e doçura, assim como aconteceu com o quarto da Manu, projetado pela arquiteta Mariana Saltini com a Sonhos de Ninar. A profissional conta que o tema, inspirado na canção “Chuva de Bênçãos”, foi o ponto de partida para o design.
O papel de parede e o enxoval de cama personalizado, ambos em tons de rosa, entram em harmonia com o tema. Outros itens de decoração, como os tapetes, também complementam o ambiente, mas o destaque vai para a cama casinha, que traz um elemento lúdico e divertido.
O que não colocar na minha casa? 5 elementos dispensáveis nos projetos residenciais
Ideias para quarto de bebê masculino
Diferentemente das opções anteriores, as ideias para quarto de bebê masculino tendem a criar um ambiente de design clean. No caso no quarto do Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, o planejamento foi feito de forma personalizada pelas arquitetas Carolina e Luiza Garrastazu com a Sonhos de Ninar, e os detalhes refletem as paixões da família.
Giovana explica que o papel de parede com mapa foi o ponto de partida do projeto e simboliza o amor dos pais por viagens. “Os animais, como o panda e o leão, ainda dão um toque especial ao quarto”, diz.
Já o quarto de Dom, a profissional afirma que foi criado a partir do pedido da mãe, que queria um quarto no tema safari, mas em um estilo moderno. “Uma pessoa pode montar sozinha um quarto de bebê até certo ponto, especialmente se tiver habilidades básicas de planejamento.
De acordo com Giovana, é possível decidir sozinha quais serão os móveis, como berços, cômodas e a poltrona. “Já com a decoração, aplicação de papel de parede e posicionamento de quadros seria ideal contar com a ajuda de um profissional, a não ser que tenha essas habilidades”, esclarece.
Em colaboração do escritório Dessin Petit Design com a Sonhos de Ninar, o papel de parede, desenhado de forma exclusiva a pedido da mãe, foi o que tema guiou o projeto. “O enxoval tem toda a delicadeza de um enxoval feito em tricô, percal 800 fios e bordado feito a mão”, ela completa.
Mães reais: Aline e Alessandra dividem dia a dia da maternidade dupla
Como organizar o quarto de bebê?
Muitas pessoas devem pensar o contrário, mas um projeto de quarto de bebê é pensado para facilitar a vida dos pais. “O layout dos móveis deve ser planejado de forma que os itens mais utilizados estejam ao alcance e que haja espaço suficiente para movimentação”, conta a especialista. Outras dicas para organização que ela sugere incluem:
- O uso de gavetas, prateleiras e caixas organizadoras para manter tudo em ordem e de fácil acesso;
- Criar uma área de troca de fraldas bem equipada com todos os itens necessários à mão, como fraldas, lenços umedecidos e roupas;
- Uma zona de amamentação confortável, com uma poltrona e uma mesa ao lado para apoiar itens essenciais, também facilita a rotina;
- Uso de etiquetas e organizadores visuais ajuda na manutenção da ordem e na localização rápida de itens.
Leitura para os pequenos: confira 10 livros infantis que passam ensinamentos
O que fazer antes da chegada do bebê?
- Escolher e instalar móveis essenciais como berço, trocador, cômoda, poltrona de amamentação e prateleiras;
- Implementar medidas de segurança, como protetores de tomada, travas de segurança em móveis e redes de proteção em janelas;
- Finalizar a decoração inicial, incluindo pintura, papel de parede, cortinas, tapetes, quadros e iluminação;
- Adquirir e instalar equipamentos básicos, como monitor de bebê, aquecedor de mamadeira e lixeira para fraldas.
Depois do nascimento e conforme o crescimento do bebê, os móveis podem ser ajustados ou, se for o caso, substituídos, como o berço por uma cama. A decoração também pode ser atualizada com o tempo para acompanhar a mudança de interesses da crianças, mas tudo irá depender do planejamento prévio, que ajudará a criar um quarto de bebê funcional e adaptável às mudanças ao longo do tempo.
Leia também:
Sono infantil: 10 curiosidades que você não conhecia
Conheça o significado de ‘Nala’, nome da primeira filha de Iza e Yuri Lima