Depois de reunir a família, trocar presentes e aproveitar os dias de descanso, o clima do Natal começa a ir embora. Agora, é preciso saber como guardar a decoração que enfeitou o ambiente por algumas semanas. Guirlanda, presépio, pisca-pisca, árvore: tudo deve ser guardado!
A organização ajuda a evitar danos, economiza espaço e conversa os enfeites, além de facilitar o trabalho na próxima celebração. Guardar os enfeites corretamente também é ótimo para seu bolso, já que evita gastos desnecessários para recomprá-los.
Afinal, tenho certeza que você já passou pela experiência de procurar esses adereços sem fazer ideia de onde estão, não é mesmo? E com a sensação de que os meses passam cada vez mais rápidos, em breve a contagem regressiva para o próximo Natal já começa.
Como guardar a decoração de Natal?
1. Luzes e fios: como evitar nós e danos
As luzes natalinas, os famosos pisca-pisca, demandam cuidado especial. Enrole os fios em pedaços de papelão ou carretéis improvisados para evitar que fiquem embolados. Coloque-os em sacos plásticos ou caixas com divisórias para protegê-los da umidade.
Não esqueça de checar as condições de cada lâmpada antes de armazenar. Caso alguma esteja queimada, substitua para que estejam prontas no próximo ano.
2. Armazenando bolas e enfeites frágeis
O melhor é guardar as bolas e itens delicados individualmente. Utilize papel de seda, plástico bolha ou caixas com divisórias para evitar choques que possam causar quebras. Caso ainda possua-as é válido reaproveitar embalagens originais.
Do contrário, use caixas plásticas com divisórias ou crie separadores de papelão. Enfeites de materiais como vidro e cerâmica precisam de atenção redobrada, principalmente se forem pesados. Guarde-os na parte inferior da caixa para maior estabilidade.
3. Guirlandas e árvores artificiais
Guirlandas e árvores de Natal devem ser armazenadas desmontadas, sempre que possível. Para guirlandas, use sacos de pano ou caixas grandes para preservar o formato. Guarde as árvores em caixas plásticas maiores ou sacos próprios para evitar poeira.
4. Etiquetando e separando por categorias
Para facilitar o próximo Natal, categorize os enfeites por tipo e rotule as caixas. Isso poupa tempo e mantém tudo organizado. Itens pequenos podem ser agrupados em saquinhos plásticos identificados, enquanto junta também as decorações maiores.
Saber como guardar a decoração de Natal exige organização e uso de materiais de proteção adequados. Investir em caixas com divisórias, etiquetas e embalagens reutilizáveis faz a diferença. As práticas não apenas preservam os enfeites como tornam o processo mais prático no próximo ano.