Sabia que não levar o celular para o banheiro, não deixar o aparelho na tomada a noite toda e usar apenas o carregador original são alguns dos cuidados que garantem vida longa à peça?
A bateria é a parte mais importante de um smartphone, e também uma das mais substituídas nas assistências técnicas do país, perdendo apenas para a tela, que pode se quebrar por acidente.
A curta vida útil da bateria acontece, na maioria dos casos, por mau uso. AnaMaria Digital conversou com Clayton Mangulin, fundador de uma rede especializada em assistência técnica e venda de acessórios, atrás de algumas dicas para fazer a sua bateria durar. Confira!
1 – Evite tirar da tomada antes de completar a carga
A carga completa dura mais, o que aumenta o tempo de intervalo entre um carregamento e outro. Sendo assim, quanto mais cargas completas você realiza, mais longa será a vida útil do seu aparelho.
2 – Não leve o celular ao banheiro
Pode parecer estranho, mas muita gente tem o hábito de colocar o celular para carregar na tomada do banheiro enquanto toma banho e se arruma para sair. “É um grande erro, pois o vapor do chuveiro pode oxidar a placa e outras peças do smartphone”, alerta Mangulin.
3 – Cuidado com as altas temperaturas
Outro cuidado importante é não deixar o telefone exposto ao sol por muito tempo. “O ideal é que o aparelho seja operado em ambientes com variação de 15ºC e 30ºC. Temperaturas extremas podem prejudicar o desempenho da bateria e até danificá-la permanentemente”, avisa o especialista.
4 – Fique de olho no tempo de carregamento
O telefone deve carregar, em média, por duas ou três horas, dependendo do modelo. Se demorar mais, é hora de levar na assistência, pois pode ser a “bateria viciada”. Nesses casos, a troca é recomendada.
5 – Use sempre carregadores originais ou licenciados
Não é interessante usar qualquer modelo de carregador, mesmo que o encaixe seja perfeito. O recomendado é usar o carregador original ou procurar um modelo licenciado equivalente, observando sempre as especificações. “A amperagem da fonte é um dado essencial sobre o produto, ela é a medida da energia e representa o cálculo de consumo em relação a gasto/hora”, explica.
6 – Cuidado na hora de guardar o cabo e o carregador
Enrole os fios corretamente, sem dobrá-los, e guarde junto com a fonte em um local de fácil acesso e longe de umidade. Afinal, tão importante quanto cuidar da bateria é zelar pelo equipamento usado para o carregamento.
7 – Leve o seu aparelho para limpar
Poeira e sujidades podem entrar nos conectores e causar falhas de carregamento. Uma simples limpeza realizada em uma assistência técnica, por profissionais, pode resolver o problema, de forma rápida e econômica.