Um bom currículo é importante para a carreira, mas o networking profissional pode representar um “empurrãozinho” que às vezes faz falta. Isso porque ele nada mais é do que a prática de estabelecer e manter uma rede de contatos tanto dentro quanto fora da sua área de atuação. Mas, para ser efetivo, precisa ser direcionado. AnaMaria te conta os principais erros que te atrapalham nesse processo, confira!
As conexões estabelecidas pelo networking abrem portas para oportunidades de emprego, parcerias comerciais e ajudam no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Por isso, cada vez mais profissionais têm entendido a importância dele. Para a empresária com mais de 20 anos de atuação, Vanessa Quintiliano, é uma prática fundamental para desenvolvimento profissional e crescimento de carreira.
No dia a dia, porém, é necessário cuidado ao acionar a rede de contatos. “Quando o networking é feito focando apenas em benefícios próprios e com abordagem muito invasivas, ele acaba não tendo bons resultados, mas não por causa dele em si e sim pela forma como foi aplicado”, afirma o advogado Sérgio Vieira.
Networking profissional: como fazer?
O networking profissional foca em conexões baseadas em interesses de carreira, objetivos de negócios e desenvolvimento profissional, então um bom começo é buscar se conectar com pessoas da área que atua ou planeja atuar.
Além do aspecto de trabalho, o networking também pode se relacionar com as interações da vida pessoal, as quais são baseadas nas amizades e atividades de lazer. “Ambos podem se relacionar quando contatos pessoais evoluem para oportunidades profissionais ou quando relações profissionais se fortalecem ao ponto de se tornarem pessoais”, destaca Vanessa.
A empresária indica, para um networking profissional eficaz, a participação em eventos de redes de conexão, feiras e conferências. Isso atrelado ao uso de plataformas de redes sociais profissionais como LinkedIn, que ajudam na conexão e interação com outras pessoas da sua área. Durante esse processo, ofereça ajuda e compartilhe seus conhecimentos para construir relações de valor mútuo, orienta ela.
Importância do networking: saiba como ele pode ajudar em qualquer fase da carreira
Vantagens e desvantagens
As possibilidades que uma rede de contatos vasta e dinâmica oferem são inúmeras. Como vantagens, o networking proporciona o acesso a novas oportunidades de emprego, parcerias de negócios, conselhos profissionais e uma base de suporte.
Mas, algumas atitudes podem desencadear desvantagens, pois um networking mal administrado pode consumir muito tempo e recursos, e conexões superficiais podem não resultar em benefícios reais. “Networking profissional envolve o desenvolvimento ativo e a manutenção de relações mais profundas e estratégicas que são nutridas e valorizadas ao longo do tempo”, ressalta Vanessa.
Erros que acabam o seu networking profissional
Alguns erros podem ser fatais para um bom networking profissional, por isso, é importante evitá-los. Vanessa Quintiliano e Sérgio Vieira listam algumas dicas para não errar na hora de estabelecer suas conexões, veja a seguir.
- Falta de autenticidade. Ser autêntica ajuda a construir relacionamentos profissionais, mas tentar ser alguém que você não é ou agir de forma artificial acaba afastando potenciais conexões. Priorize sempre a sinceridade e a transparência nas suas interações;
- Focar apenas em receber. O networking deve ser uma via de mão dupla, se você está focando apenas em receber favores ou benefícios dos outros, sem oferecer nada em troca, seus contatos podem se sentir explorados e desinteressados em manter a relação, pense nisso antes mesmo de iniciar a aproximação. Por isso, seja proativa, não espere oportunidades aparecerem, vá atrás delas;
- Faça a manutenção dos relacionamentos. Construir uma boa rede de contatos não se resume apenas a adicionar pessoas em redes sociais ou trocar cartões de visita em eventos, é importante cultivar esses relacionamentos, mantendo contato regularmente, oferecendo suporte e demonstrando interesse no sucesso dos outros. Assim, valorize a qualidade, não apenas a quantidade, pois é melhor ter conexões profundas e significativas do que muitos contatos superficiais;
- Cumpra com o que foi prometido. Se você prometeu ajudar alguém ou fornecer algumas informações após uma conversa de networking, deve cumprir com o combinado, não cumprir com as suas promessas pode prejudicar sua reputação e afetar a confiança que os outros têm em você e enterrar de vez uma possível parceria. Além disso, esteja preparada com um discurso de apresentação e saiba como você pode ajudar os outros e como eles podem ajudar você;
- Não seja invasiva ou insistente demais. É importante encontrar um equilíbrio ao buscar oportunidades de networking, ser muito insistente ou invasiva incomoda as pessoas e as afasta, sempre respeite os limites dos outros e seja sensível às suas necessidades e preferências.
- Tenha uma presença agregadora no ambiente digital. Use as redes sociais com sabedoria e mantenha um perfil atualizado e profissional, interagindo de maneira construtiva. Continue aprendendo e compartilhando conhecimento, pois isso mostra que você é uma profissional engajada e valiosa.
Como lidar com o desemprego após os 40 anos? Veja as dicas