Precisando de uma renda extra, mas não sabe o que fazer? O perfil de afiliado, ou de achadinhos, é uma possibilidade. Ele é, basicamente, uma página dedicada à sugestão de produtos e promoções. Esse formato têm conquistado cada vez mais espaço nas redes sociais, como o Instagram, além dos grupos de WhatsApp. Veja o passo a passo para criar um perfil afiliado e vender nas redes sociais!
Provavelmente você já se deparou com um desses perfis ao navegar pelas redes sociais, já que, eles se destacam ao garimpar descontos e ofertas especiais em lojas digitais, ajudando os seguidores a economizar. Esse modelo é conhecido como marketing de afiliados, onde os criadores de conteúdo ganham comissões por cada venda ou visita gerada através de seus links.
Na internet, muitos se dedicam a esse tipo de serviço, criando os chamados perfis de achadinhos. Jhonatas Silva, influenciador de finanças, dividiu com à AnaMaria todos os detalhes para ajudar você a criar um perfil de afiliado e vender nas redes sociais. Confira a seguir!
Beabá do perfil de achadinhos
Um perfil de achadinhos é aquele que compartilha produtos em promoção e ofertas imperdíveis, criando desejo de compra nos seguidores. Muitas vezes, quem mantém esse perfil tem parcerias com lojas e recebe comissões pelas vendas realizadas.
Se você decidir criar um perfil de afiliado, sua missão será encontrar e divulgar produtos que seus seguidores realmente desejam, isso pode ser desde itens para a casa até produtos para estudantes e mamães, sempre com foco em um nicho específico.
Redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube são ideais para isso, segundo Silva, sendo que o Instagram oferece várias opções para compartilhar links, como na bio, nos stories e nos destaques, o que facilita muito a promoção de produtos.
Passo a passo para criar perfil de afiliado
O primeiro passo para criar um perfil de afiliado nas redes sociais é escolher um nicho, orienta o influenciador de finanças. De acordo com Silva, estabelecer um nicho é essencial para atrair o público certo e aumentar suas chances de venda.
Na prática isso significa que, se você optar por um perfil voltado para estudantes, pode compartilhar, por exemplo, produtos úteis como apontadores de lápis automáticos ou lapiseiras inovadoras.
Para ele, uma boa aposta no momento são os itens para a casa, os quais considera que estão sempre em alta, pois “todo mundo mora numa casa e todo mundo, uma vez na vida, já lavou a louça, já lavou roupa. Então itens que otimizam essas tarefas são muito procurados”, disse ele à AnaMaria.
Identificando oportunidades e lidando com a audiência
Para identificar as melhores oportunidades de descontos e promoções para compartilhar com seus seguidores existem extensões e ferramentas que ajudam nesse processo, mas Silva recomenda verificar diretamente nas lojas para garantir as melhores ofertas.
E não basta ter os melhores descontos: o engajamento da audiência é crucial. Isto é, quanto mais interatividade, mais o perfil de afiliado será visível para novas pessoas. Uma forma de fazer isso é criando conteúdos dinâmicos e interativos, como vídeos demonstrativos, unboxings e comparativos, o que pode ser muito eficaz como analisa o influenciador.
No Instagram, é possível aproveitar as próprias ferramentas da plataforma. “Nos stories, posts interativos com enquetes, caixas de perguntas ou contagem regressiva para lançamentos e promoções também engajam a audiência e promovem as ofertas de forma eficaz”, sugere Silva.
Dicas essenciais
Para promover produtos de maneira autêntica dentro do perfil de afiliado, é importante acreditar realmente neles e compartilhar suas experiências pessoais, evidencia o influenciador.
Para ele, misturar conteúdo de valor com posts patrocinados ajuda a manter o perfil equilibrado e evita que pareça apenas uma vitrine comercial. Transparência sobre parcerias e comissões também são fundamentais para manter a confiança da audiência, complementa.
Além disso, escolher produtos que se alinhem com o nicho e evitar promoções excessivas são práticas que contribuem para o sucesso do perfil de afiliado. Consistência nas postagens e um bom timing para compartilhar ofertas são outros fatores importantes para alcançar bons resultados, segundo o influenciador.
Leia também:
Abrir um negócio com amigo dá certo? Veja dicas de quem testou
Profissionais 50+: veja como se destacar na busca por emprego
O que é instagramável? Empreendedora aposta em experiência para clientes