O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido popularmente como Enem dos concursos, será realizado no dia 18 de agosto de 2024 após ser adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Com poucos meses para acontecer, a prova seguirá um modelo inédito, mas ainda dá tempo de se preparar para ela? AnaMaria te conta como fazer isso, saiba mais!
Ao todo são mais de 2,1 milhões de pessoas inscritas para o precesso seletivo, inicialmente previsto para o dia 5 de maio, que acontecerá em 228 cidades do país. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
Com a mudança, no dia 7 de agosto será divulgado o novo cartão de confirmação de inscrição do Enem dos concursos, com os detalhes sobre os locais de provas. Este documento estará disponível na Área do Candidato da mesma página da Internet em que foi feita a inscrição. O acesso é feito com os dados da conta GOV.BR.
Por meio do cartão é possível conferir detalhes como o número da inscrição, os horários das provas e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Como funciona o concurso?
O Enem dos Concursos foi dividido em dois períodos com provas de manhã e a tarde. No matutino terá duas horas e meia de exame, já no vespertino conta com três horas e meia de duração.
Isso porque o teste da manhã terá provas objetivas de conhecimentos gerais com 20 questões e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco, no caso dos que concorrem aos cargos de nível superior. Os que buscam ocupações de nível médio terão que responder provas objetivas, com 15 questões, e farão uma redação.
Para o período da tarde, as provas de nível superior serão objetivas com 50 questões sobre conhecimentos específicos. As de nível médio serão com 45 questões e não incluem perguntas dissertativas, apenas a redação no período da manhã.
Em ambos os turnos o tempo mínimo de permanência nos locais de provas é de duas horas e, se o candidato sair antes, será eliminado do concurso.
As avaliações são classificatórias e eliminatórias, elas fazem parte da primeira fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.
O que esperar da prova?
O Enem dos Concursos é dividido em oito blocos temáticos e dentro de cada um deles existem várias vagas para diversos órgãos e cargos. Os blocos de um a sete são os blocos de nível superior, e o oito é de ensino médio.
Então, a oferta de vagas é ampla. “A vantagem de fato é o número de vagas, são muitas disponíveis. Outra coisa que é diferente nesse concurso é o fato de que muita gente está se aventurando, porque ele não cobra disciplinas tradicionais de concursos”, afirma a professora de língua portuguesa, que coordena aulas voluntárias para concursos públicos, Joana Melo.
Para ela, a falta de questões discursivas relativas à língua portuguesa para os candidatos de nível superior é uma ausência grave, pois faz com que a análise do aspecto gramatical fique retida como se fosse redação, sem anilisar o raciocínio lógico, por exemplo.
Além disso, a professora destaca a falta da disciplina de direito, muito presente nos concursos tradicionais. “Isso acabou sendo uma vantagem para quem não se prepara tradicionalmente para concursos públicos”, pontua Joana.
Assim, segundo ela, o Enem dos Concursos atraiu muito aventureiro e, consequentemente, muita gente despreparada. Atrelado a isso, é difícil saber o que esperar de uma prova que está na sua primeira edição e tem a dimensão que tem o CPNU, algo inédito no Brasil.
Em relação aos candidatos as expectativas não são tão altas. “Apesar do enorme número de inscritos, a gente espera muita gente despreparada. Gente não sabe nem pra qual área se inscreveu, não sabe em qual bloco está concorrendo. Muita gente que nem leu o edital”, destaca a especialista.
Saiba como controlar a ansiedade para o Concurso Nacional Unificado
Dicas para se preparar para o Enem dos Concursos (ainda dá tempo!)
Com agosto logo aí, a dúvida que fica é: ainda dá tempo de se preparar? De acordo com a professora sim. “Eu sempre falo para os meus alunos que não existe isso de não dar tempo de estudar. Estudar é sempre uma vantagem”, afirma ela.
Mas, para aqueles que não são concurseiros, ou seja, que não estão habituados com a rotina de estudos para os concursos públicos, é preciso manter a empolgação e continuar estudando. Porém, se planeja começar a se preparar agora, pode ser mais complicado, como analisa Joana.
Independente da sua situação, a dica de ouro da professora é focar em exercícios. Segundo ela, não adianta fazer uma revisão geral, pois não vale muito a pena estudar sem fazer exercício. Isso porque, é por meio deles que consegue identificar os tópicos que estão mais fracos e, assim, fazer uma revisão direcionada.
Importante, principalmente após o adiamento da prova, é manter a motivação. “Tem muito professor bom na internet, muito cursinho bacana, muito exercício legal, ainda dá tempo sim. Para a galera que já vem estudando, minha dica é para não perder o ritmo, o foco e o trabalho que vem sendo feito ao longo desses últimos meses”, orienta a professora.
Para se preparar para a prova, Joana ainda lista outras dicas que atreladas a resolução de exercícios também podem ajudar, veja abaixo:
- Entrando no clima: pratique por meio de simulados;
- Com tudo na ponta da língua: revise os conteúdos;
- Parece óbvio, mas, não é: leia o edital;
- Esteja por dentro: siga os canais oficiais de comunicação para estar atento às notícias do Brasil e do mundo, que podem ser úteis nas questões discursivas e na redação.
Outra preparação necessária é para o dia do Enem dos Concursos. Quando chegar o momento, Joana indica as seguintes medidas:
- Não estudar no dia anterior;
- Dormir cedo no dia anterior;
- Sair de casa com antecedência;
- Comer coisas leves e se manter hidratado;
- Separar tudo a ser levado no dia anterior, o que inclui a caneta preta, água, em garrafa transparente, e um lanche leve, em saco transparente, caso queira comer durante a prova. Além disso, é fundamental levar o documento oficial com foto e o cartão de inscrição impresso, disponível na área do candidato.
Leia também:
Existe tempo certo? Saiba como lidar com as cobranças de carreira e vida
Como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil? Veja opções gratuitas