Buscar a melhora constante é o objetivo para muitas em uma carreira. Mas da onde tirar inspiração para isso? Uma possibilidade é ter como referência os ensinamentos milenares da filosofia japonesa aplicada no Karatê, chamada Omotenashi, e AnaMaria te mostra como, confira!
Usada por grandes empresas como a fabricante japonesa de carros Nissan, este conhecimento pode transformar a sua carreira por meio de suas quatro mentalidades principais: respeito mútuo, atenção aos detalhes, orientação e cuidado, e cortesia e humildade.
Essa filosofia se baseia na crença de que cada interação humana oferece uma oportunidade única para proporcionar algo de valor ao outro, seja por meio de um gesto gentil, uma atitude atenciosa ou um serviço impecável.
De acordo com o Sensei de Karatê e Consultor de Administração Financeira, Arthur Oliveira, o Karatê, além de arte marcial, incorpora valores fundamentais como respeito, atenção aos detalhes, orientação e cortesia, algo contido na filosofia do Omotenashi, que representa um compromisso profundo com a satisfação e o bem-estar do próximo.
Para o especialista, ao adotar os princípios do Omotenashi você pode transformar a maneira como se relaciona com clientes, colegas e colaboradores, promovendo um ambiente de respeito mútuo, colaboração e excelência. Assim, sua carreira pode alcançar novos patamares de sucesso e realização.
4 mentalidades do Karatê
Aplicar na vida profissional os princípios do Karatê, inspirados na filosofia Omotenashi, auxilia na melhora das habilidade de liderança e relacionamento, mas também cria uma cultura organizacional na qual o respeito, a excelência e o cuidado mútuo são bases, por isso, eles também são importantes para as organizações e lideranças. Veja a seguir cada uma das 4 mentalidades do Karatê.
Respeito mútuo
Segundo o Sensei, o respeito não é apenas uma formalidade, mas um fundamento para o progresso. No Karatê, os alunos aprendem a valorizar não só a hierarquia, como também o conhecimento e a experiência de seus mestres e colegas. No trabalho, esse mesmo respeito mútuo cria um ambiente onde as ideias são valorizadas, as críticas são construtivas e a colaboração é estimulada.
Atenção aos detalhes
No Karatê, cada movimento é cuidadosamente estudado e praticado repetidamente até que seja executado com perfeição. Para Oliveira, essa mentalidade de busca constante pela excelência se traduz diretamente para a carreira, onde a atenção aos detalhes pode determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto.
Orientação e cuidado
Os mestres da arte marcial não apenas ensinam as técnicas, mas também guiam seus alunos em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso acontece, de acordo com o especialista, por meio do feedback construtivo, apoio emocional e encorajamento constantes, algo fundamental no trabalho, principalmente, para aqueles que ocupam cargos de liderança.
Cortesia e humildade
A etiqueta e a cortesia são parte integrante do Karatê, onde os praticantes são ensinados a tratar seus oponentes com respeito e dignidade, independentemente do resultado da luta. No ambiente profissional, a cortesia e a humildade são igualmente importantes, criando um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados, como defende Oliveira.
Liderança é para todo mundo? Veja 15 dicas para se tornar uma boa líder
Como aplicar?
O Omotenashi é a arte japonesa da hospitalidade, a imagem que você deseja apresentar a pessoas de fora e isso é fundamental para uma boa líder. Mesmo não estando em cargos de liderança, toda profissional precisa saber se comunicar e portar bem diante dos outros, ou seja, a técnica ajuda a fortalecer relacionamentos presentes na carreira.
Para isso, é preciso adaptar os princípios do Karatê como disciplina, respeito e foco ao contexto local, até mesmo para facilitar que eles sejam realmente incorporados. “Os princípios do Karatê são universais e podem ser adaptados para ajudar qualquer empresa, é preciso encará-los com mais flexibilidade”, explica o Sensei.
A disciplina, nesse sentido, pode ser incentivada com treinamentos contínuos e estabelecendo metas. Já o respeito pode ser traduzido com a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e o foco pode ser adaptado alinhando os objetivos individuais com os da empresa, exemplifica o especilista.
É possível adaptar as mentalidades para fora do ambiente de trabalho também. Assim, você pode usar os princípios do Karatê na sua vida pessoal, incorporando a hospitalidade e o cuidado nas suas interações sociais diárias.
Para praticar o Omotenashi em casa, com amigos ou na sua comunidade é necessário antecipar as necessidades dos outros e agir com atenção. “Essa é, sem dúvidas, a base para criar relacionamentos mais fortes, o que é fundamental tanto de uma boa vida profissional, quanto de uma boa vida pessoal”, afirma Oliveira.
Não erre! Saiba como evitar atitudes que acabam com o seu networking profissional