O texto da semana terá dois temas, pois são duas datas comemorativas simultâneas importantes para a otorrinolaringologia: o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, e a Semana da Tontura, de 17 e 22 de abril.
Vamos começar falando da voz. A campanha deste ano está associada a prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, o Julho Verde. Assim, o principal ponto de atenção é para a qualidade da voz. Na presença de dor, desconforto na garganta ou rouquidão, com duração superior a 15 dias, um médico deve ser procurado.
Estes são os principais sintomas de problemas nas cordas vocais. Todos devem ficar atentos a eles. Existem algumas condições, porém, que favorecem o aparecimento de doenças nas cordas vocais. Entre eles temos:
- Tabagismo: o fumo é um grande agressor para as cordas vocais. Seja em cigarros, narguilé ou cigarros eletrônicos. Portanto, evite fumar.
- Bebidas alcoólicas: a associação de tabagismo com álcool, potencializa a ação agressora de ambos e aumenta as chances de lesão na corda vocal e laringe.
- Refluxo gastro esofágico: o refluxo de conteúdo do estômago para o esôfago e até a garganta é um fator importante de inflamação das cordas vocais.
- Infecção pelo vírus HPV: alguns tipos deste vírus estão associados ao aumento de câncer de cabeça e pescoço e nas cordas vocais. Neste caso o melhor preventivo é a vacina administrada nas crianças antes da infecção. A vacina do HPV atualmente está disponível no SUS.
Este ano, a Campanha da Voz oferece atendimentos gratuitos para pessoas com alteração de voz, em especial os fumantes, visando um diagnóstico e tratamento precoce de doenças da voz. As consultas podem ser marcadas por este site! Julho Verde 2023 – Prevenção em Cabeça e Pescoço Atendimento Voluntário Gratuito até 31 de julho. Mais informações!
SEM TONTURA!
O segundo assunto é a Semana da Tontura, iniciada no último domingo (16). Aqui, o objetivo principal é trazer esclarecimento de que o sintoma de tontura deve ser sempre investigado por um médico. E, sim, tontura é um sintoma de várias doenças, entre elas as doenças do labirinto, conhecidas como labirintites.
Trata-se de um termo usado para representar qualquer comprometimento do equilíbrio corporal e pode ser descrita como insegurança ao caminhar, desequilíbrio e sensação de cabeça vazia, por exemplo. É um sintoma muito frequente e causa de desequilíbrios e quedas, especialmente entre os idosos. Algumas condições comuns que causam tontura:
- Condições cardíacas como arritmias, pressão alta ou baixa.
- Doenças do açúcar: tanto a hiperglicemia quanto a hipoglicemia podem gerar tontura. O diabetes é um dos problemas;
- Alterações hormonais como problemas de tireoide, gestação, menopausa, entre outras;
- Medicamentos: muitos remédios tem na sua bula tontura como efeito colateral
- Jejum;
- Excesso de bebida alcoólica.;
- Problemas na coluna cervical como contratura muscular, dores no pescoço, artrose, torcicolos podem causar tontura.
Apenas uma boa conversa com seu médico vai definir qual a causa da tontura, além de indicar a necessidade de exames e tratamento correto. Fique atento e até a próxima!
DRA. MAURA NEVES: Formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na AnaMaria Digital quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves