Sexo é considerado exercício físico? Para a influenciadora de conteúdo adulto Mari Oliveira, a resposta é sim. Em entrevista ao ‘Superpop‘, da RedeTV!, a musa revelou ter trocado a academia por quatro horas de atividades sexuais diárias: “Perco 700 calorias por dia. É milagrosa”.
No bate-papo com Luciana Gimenez, contou que iniciou o processo após ver uma entrevista de Kim Kardashian falando sobre o tema. Segundo ela, a rotina íntima agitada ao lado do companheiro trouxe inúmeros benefícios: “Meu namorado não reclama. Estou mais sequinha, mais gostosa. Ele também”.
“Em casa, tá pegando fogo todo dia [risos]. É duplamente saudável. Recomendo“, acrescentou Mari, que afirma ter perdido cinco quilos desde o início do processo, que começou em novembro de 2023. E o bolso do casal também agradece: ela lucra R$ 50 mil mensais com os vídeos compartilhados na internet.
Liberdade e autoconfiança: veja os benefícios do sexo depois dos 50
ROTINA DUPLA
Apesar de considerar sexo um exercício físico, a influencer +18 ressalta não ter abandonado a academia por completo. Isso porque, na visão dela, ambos se complementam: a atividade sexual é usada para “secar” e perder peso, enquanto a musculação a ajuda na definição e ganho de músculos.
“As pessoas confundem. A Mas para definir os músculos, tem que treinar, ainda que mais leve. A diferença é que parei de viver uma ditadura fitness, consigo equilibrar bem com a nova dieta. Não existe milagre. Mas dá para manter o corpo sem culpa e sem neuras. E mais importante, com prazer”.
Além do mais, Mari rechaça o uso de “dietas milagrosas” e os tais remédios para emagrecimento – apesar de afirmar já ter caído em golpes parecidos. Por outro lado, não dispensa o acompanhemento médico.
Dor no sexo? Veja as possíveis causas
OPINIÃO PROFISSIONAL
E a influenciadora de conteúdo adulto não está sozinha: médicos também atestam os benefícios do sexo para a saúde e a qualidade de vida. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Québec afirma que atividades sexuais podem ser comparadas com uma caminhada na esteira.
A pesquisa reuniu um grupo de 20 casais heterossexuais, com idade entre 18 e 35 anos, que tiveram relações sexuais uma vez por semana durante um mês. Em média, os homens gastaram 120 calorias em meia hora de momentos íntimos, enquanto as mulheres, 90 calorias.
O mesmo período de caminhada representaria um déficit de 276 calorias para os homens e 213 calorias para as mulheres. Ou seja, segundo os números da pesquisa, o gasto calórico total na caminhada em esteira é, em média, 40% maior.
“Esses resultados sugerem que a atividade sexual pode potencialmente ser considerada, às vezes, como um exercício significativo. Além disso, homens e mulheres relataram que a atividade sexual foi um muito agradável e mais apreciada do que a sessão de exercício de 30 minutos na esteira.”, conclui estudo.
Vale ressaltar que os números dos participantes do estudo serve apenas para efeito de comparação. Isso porque o gasto calórico depende também de outros fatores, como o tipo de relação (sexo oral, com ou sem penetração, por exemplo), intensidade do sexo, a duração e até mesmo as posições utilizadas.
Quanto tempo dura o sexo? Veja fatores que influenciam a duração de uma relação sexual
E TEM MAIS!
Se o déficit físico é menor quando comparado aos exercícios físicos tradicional, outros benefícios sãobem próximos – ou até mesmo melhores. Afinal, é bem provável que uma pessoa se sinta mais feliz e realizada durante o sexo do que em uma academia. Ou seja, ganho para a saúde mental.
O coração é outro que sai beneficiado das atividades sexuais. Segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Cardiology, em 2014, transar pelo menos duas vezes por semana diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Durante o sexo, as frequências cardíacas ficam, em média, entre 90 e 130 batimentos por minuto e atingem pico de 145 a 170 bpm, de acordo com pesquisadores da Universidade de Almeria e da Universidade de Múrcia, na Espanha.
Veja outros benefícios:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Alívio do estresse;
- Aumento da autoestima;
- Melhora da imunidade;
- Melhora da qualidade do sono;
- Redução da pressão arterial.