Quem já passou por uma crise do pânico sabe que controlar os sintomas não é tão fácil quanto dizem e, então, viver com ansiedade se torna um destino cada vez mais inevitável, o que é uma baita mentira. Além do tratamento, que deve fazer parte da vida de álguem que lida com a doença, para se livrar da ansiedade, abordagens alternativas, como mantras, agem como ferramenta para interromper o ciclo vicioso dessas crises.
Episódios de pânico são conhecidos por desencadear uma série de sintomas físicos e emocionais, que incluem palpitações, dormência, queda na pressão, tonturas, sudorese, náuseas, tremores, respiração rápida e, até mesmo, a sensação sufocante de falta de ar. Quem passa por crises com certa frequência busca soluções que lhes proporcionem alívio e conforto.
É neste contexto que, para se livrar da ansiedade, a prática de mantras surge como uma técnica que explora crenças pessoais, mas que pode ser potencialmente eficaz. Eles vêm da tradição budista, que oferece outra perspectiva ao enfatizar a importância da serenidade e paz interior, alcançadas através da meditação.
A meditação combinada com mantras, pode amplificar os benefícios para o corpo e para a mente. Os mantras, compostos por palavras ou sons repetitivos, têm suas origens nos antigos textos religiosos indianos e funcionam como uma forma de meditação verbal.
Aqui, AnaMaria traz três mantras específicos que podem ser incorporados durante crises de pânico e te ajudam a se livrar da ansiedade:
3 mantras para se livrar da ansiedade
1. So Hum:
Este mantra é conhecido por seus efeitos calmantes sobre a ansiedade e pela capacidade de aliviar tensões mentais. Recomenda-se sua repetição entre 3 e 21 vezes, sincronizada com uma respiração lenta e profunda.
2. Shanti Paath:
Amplamente utilizado para promover a paz interior, este mantra busca alinhar mente e corpo com o ambiente circundante. Profissionais indicam que ele facilita a obtenção de tranquilidade ao conectar-se com o universo.
3. Maha Mrityunjaya Mantra:
Considerado um dos mantras mais potentes para mentes inquietas ou sobrecarregadas. Através dele, é possível encontrar não apenas calma mas também a força de vontade necessária para enfrentar desafios.
Leia também:
Saúde mental no trabalho: 90% dos profissionais trocariam de emprego por questões relacionadas
Vida universitária: como gerenciar a saúde mental com sucesso