Tom (Renato Góes), de ‘Família é Tudo‘, corre risco de vida. Quem acompanha a atual novela das 7 da TV Globo sabe que o personagem foi diagnosticado com um aneurisma cerebral e o mais chocante? Ele deve operar urgentemente, segundo o diagnóstico da Dra. Dulce Sampaio (Monique Curi).
Apesar da grande probabilidade de sequelas, a médica informa ao par romântico de Vênus (Nathalia Dill) que a cirurgia é inevitável. Mesmo com advertências, ele decide participar da competição de skate, que ocorreu no capítulo da última segunda-feira (8). Mas e você, sabe o que é um aneurisma cerebral ou como ele funciona? AnaMaria explica!
Quem são os vencedores das últimas edições da ‘Dança dos Famosos’? Relembre!
O que é um aneurisma cerebral?
O neurocirurgião Kleber Duarte explica que o aneurisma cerebral é considerado um defeito na artéria, que causa a dilatação e fragilidade na parede da artéria. Uma vez frágil, a pressão do sangue de dentro da artéria rompe a parede e o sangue é distribuído por todo o cérebro.
Cerca de 5% da população possui alguma alteração na estrutura destas artérias. Poucos aneurismas vão romper e causar um sangramento, mas há fatores de riscos que podem provocar esta ruptura, como: hipertensão, diabetes, triglicérides, do colesterol, a ingestão excessiva de álcool, e o principal, o tabagismo.
Como é feito o diagnóstico?
Não veja ‘Família é Tudo’ e faça o diagnóstico sozinha! Será preciso um exame por imagem. Na maioria dos casos, o aneurisma cerebral só é descoberto quando provocam o sangramento. Para um diagnóstico precoce, é preciso ficar de olho nos seguintes sintomas:
- Dores de cabeça súbitas e intensa, que podem acometer toda a cabeça ou a região da nuca;
- Náuseas e vômitos e uma intensa sensibilidade à luz;
- Alterações na fala, na força ou na coordenação de braço ou perna;
- Assimetria na movimentação dos olhos ou uma dilatação das pupilas;
- Pressão arterial, perda de consciência ou crises convulsivas.
O especialista diz que esses sintomas são causados pela hemorragia, devido à ruptura do aneurisma, mas quando são grandes ou estão em contato com nervos ou áreas específicas do cérebro provocam sintomas sem romperem: “Podem causar alterações na movimentação dos olhos, alterações na sensibilidade da face ou paralisia dos músculos da face e, até, dos membros.”
‘Família é Tudo’: quem esfaqueou Luca? Verdade sobre o crime é revelada
Tem tratamento?
O tratamento mais conhecido é a cirurgia, que pode ser feita através do cateterismo ou de um acesso cirúrgico. A técnica depende do tipo e da localização do aneurisma, mas o importante é: exclui-lo da circulação sanguínea. “Os riscos das duas técnicas são semelhantes. A mortalidade do tratamento é menor do que 5%”, afirma o médico.
A cirurgia, no entanto, só é recomendada quando o aneurisma rompe e passa a provocar sintomas neurológicos. Aneurismas pequenos e sem sintomas podem não demandar tratamento. “Nestes casos, o risco do tratamento pode ser muito maior do que o risco do rompimento do aneurisma”, diz Kleber.
Para evitar um aneurisma cerebral, a recomendação é a padrão: sempre viver bem e ter hábitos saudáveis. “Não fumar, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, manter controle da pressão arterial, evitar alimentação com açúcar em excesso e que alterem a gordura no sangue e o colesterol”, ele finaliza.
Leia também:
O que é nomofobia, diagnóstico de Leda em ‘Família é Tudo’?
‘Família é Tudo’: confira o resumo dos capítulos de 8 a 13 de julho